JOGOS 

10 Jogos de tabuleiro moderno para iniciantes (Parte 2)

Por: Heitor Coelho

 Fala galera do Terra Nérdica! Faz muito tempo desde o meu último post aqui, é verdade. Mas a vida tem dessas coisas e às vezes a gente precisa adiar algumas coisas para conseguir outras. Vim aqui terminar essa série que vai ajudar os jogadores de tabuleiro moderno a entrarem nesse mundo com o pé direito.

Novamente, gostaria de lembrar que essa lista foi pensada usando somente 2 critérios: jogos de fácil acesso, ou seja, que foram publicados no Brasil por editoras nacionais; e o meu gosto pessoal! (Sim, por que não?). Todos os jogos da lista eu tenho – ou já tive – em minha coleção, e muitos deles foram os primeiros que adquiri, logo após entrar nesse mundo.

Sem mais delongas, vamos à lista:

7- Codinomes

Imagem relacionada

Codinomes no modo hard!

O sétimo lugar do ranking vai para o divertido Codinomes. Apesar de “party games” não serem meu estilo de jogo favorito, esse aqui é um bem inteligente e que vai fazer você pensar um pouquinho para poder vencer. Os jogadores são divididos em dois times, azul e vermelho, e cada time tem um líder, que irá ficar responsável por passar os códigos para os membros de seu próprio time. Ele precisa, por meio de códigos, dizer quais são as cartas que correspondem ao seu time, representadas em um diagrama oculto ao qual somente ele possui acesso. Na versão mais fácil do jogo, são usadas imagens, e na versão mais difícil, são usadas palavras (ou Codinomes). Os companheiros de time devem deduzir quais são as cartas que estão sendo comunicadas por seu líder. O time que descobrir primeiro todas as suas cartas, vence.

Codinomes é um jogo de regras bem simples, rápido (caso você marque o tempo com a ampulheta), e pode ser jogado com grupos grandes, praticamente sem limite de número de jogadores. Ideal para jogar com grupos grandes de amigos ou grupos recentemente formados, ele ajuda bastante a socializar e conhecer novas pessoas. Codinomes só não ganha um lugar mais alto na lista porque “party games” não são meu estilo favorito. Publicado no Brasil pela Devir. 

6- Summoner Wars 

Resultado de imagem para Summoner WarsÉ surpreendente o quanto você consegue se divertir com esse jogo. A princípio, parece só mais um jogo de criaturas batalhando, mas Summoner Wars é muito mais do que isso. Ele é um jogo extremamente tático, onde os jogadores controlam facções que lutam por poder no continente de Itharia. Jogado com cartas, mas simulando um combate entre miniaturas, os jogadores movem seus exércitos pelo tabuleiro, atacando inimigos, destruindo muralhas e, se tudo der certo, destruindo o Summoner adversário, uma espécie de mago que controla todo o exército, para, por fim, vencer a partida. Suas regras de movimento e combate são muito simples, e não faltam opções de facções para jogar. São 16 facções ao todo, cada uma contando com campeões e criaturas comuns distintas. Os packs de reforço trazem ainda mais criaturas e campeões para você customizar seu deck e mudar sua estratégia. E o que é muito legal, é que cada facção tem uma maneira de jogar que é totalmente diferente das outras, o que torna cada partida única. O ponto fraco dele talvez seja o fator sorte. Em rolagens de dados o azar sempre pode bater na sua porta e nesse jogo não é diferente, mas os efeitos da sorte conseguem ser reduzidos com uma boa estratégia, sem dúvidas.

Pela sua simplicidade e fato diversão, Summoner Wars é um jogo que não poderia faltar nessa lista. Publicado no Brasil pela Galápagos Jogos.

As diversas facções e o tabuleiro de Summoner Wars

5- Dixit

 Resultado de imagem para DixitMais um jogo da categoria party game que, volto a dizer, não é exatamente minha preferida. Dixit é o party favorito de muita gente por aí, e consigo entender bem os motivos: regras muito simples, envolve criatividade, as partidas são rápidas e a arte do jogo é fantástica. Nesse jogo, cada jogador recebe algumas cartas que devem ser ocultas aos outros jogadores. Na sua vez, um jogador deve escolher uma carta, colocá-la virada para baixo, e dar uma dica aos outros jogadores sobre o conteúdo da carta. Pode ser uma palavra, uma charada, uma música, uma frase… deixe sua criatividade fluir. Os outros jogadores devem escolher uma carta de sua mão que esteja, de alguma forma, relacionada com essa dica. As cartas são então embaralhadas e os jogadores têm que adivinhar qual foi a carta do jogador da vez. Quem acertar, ganha pontos. O jogador da vez também pontua, porém, ele não pontua caso todo mundo descubra sua carta, da mesma que forma que não pontua caso ninguém descubra sua carta! O truque é não ser muito óbvio e nem dificultar demais, pois você precisa dos pontos para vencer. Vence quem fizer 30 pontos primeiro.

Dixit é muito simples e muito divertido. O único ponto fraco do jogo é que, depois de um tempo, se você jogá-lo com o mesmo grupo e com as mesmas cartas, ele vai ficar um pouco enjoativo. Pensando nisso, foram lançados também diversas expansões, com cartas novas, que com certeza vão renovar um pouco a experiência de jogo. Sendo o Party game mais bem colocado nesse top 10, Dixit merece a sua atenção, ele lhe garante boas risadas e momentos memoráveis. Publicado no Brasil pela Galápagos Jogos.

 4- Carcassonne 

Imagem relacionadaPode parecer um pouco estranho colocar esse jogo tão alto nessa lista, mas Carcassonne é simplesmente um dos jogos mais versáteis publicados no Brasil até hoje. E quando eu digo versátil, eu digo que você pode jogá-lo com praticamente qualquer pessoa, de qualquer idade, e garantir uma boa dose de diversão e um pouquinho de raciocínio lógico. O jogo é uma espécie de quebra-cabeças sofisticado, onde cada jogador vai, na sua vez, pegar uma peça e encaixar na montagem já existente. Simples assim. Porém, para deixar as coisas um pouco mais interessantes, os jogadores contam com “meeples” (ou peões) que podem ser alocados nas suas peças, conferindo a este jogador uma pontuação, dependendo de onde ele for alocado. As partidas são bem rápidas (duram por volta de 30 minutos) e as regras são simplíssimas. A pontuação pode ser algo que atrapalhe iniciantes, mas apenas um jogador que conheça as regras é o suficiente para ajudar a todos. Recomendado para quem curte jogar com família e crianças. Carcassonne foi publicado no Brasil pela Grow.

Um quebra-cabeças com meeples!

Essa foi a segunda parte do meu top 10 de jogos para iniciantes. Não deixe de acompanhar o Terra Nérdica para conferir os 3 ganhadores de medalha desse ranking. Abraços, muita jogatina para vocês, e até a próxima!

Relacionados

[gs-fb-comments]