LIVROS 

5 Projetos de Leitura para Começar Hoje

Quem é bookaholic com certeza enfrenta um problema devastador: comprar muitos livros de uma vez e deixá-los parados na estante durante muito tempo. A gente sabe que por mais que você tente, por mais que você se esforce, é muito difícil ler os livros encalhados na prateleira e ainda por cima deixar de comprar novas, lindas e cheirosas edições.

A gente também sabe que nessa altura da vida você já deve ter tentado de tudo um pouco. Desde comprar um livro apenas depois de ler 10, e depois do fracasso, apenas comprar um livro depois de ler 5 e por aí vai. Que você já tentou se obrigar a sortear um livro por mês e definitivamente ler os livros sorteados e arriscou outras mil técnicas que não dão tão certo assim. Levando isso em consideração, a gente resolveu selecionar 5 projetos de leitura para que você possa finalmente conseguir movimentar alguns livros que tem aí na sua prateleira! E o mais legal, depois que você começa com um projeto de leitura, você pode começar a criar o seu e aí é só sucesso.

Shall we?

1 . Projeto de Leitura Anna Kariênina

Esse projeto pertence ao canal  do Nicolas, do Las hojas muertas y otras hojas, e consiste em uma série de videos sobre o livro Anna Kariênina de Liev Tolstoi. Os vídeos são divididos de acordo com as 8 partes do livro e comentados ao final de cada de parte. É um projeto de leitura interessante e que traz uma discussão mais aprofundada sobre esse grande clássico da literatura russa.

2. Projeto de Leitura Orange is The New Black

Esse projeto é relativamente fácil, pois ele é bem atual e traz muitos livros que estão super em alta no momento. Então S-E-M D-E-S-C-U-L-P-A! Basta conferir a lista completa aqui no list challenges e ler todos os livros que são referenciados no seriado.

3 . Volta ao Mundo

Um dos meus projetos favoritos é o Volta ao Mundo. A ideia é ler livros que fujam do eixo Estudas Unidos e cultura ocidental. Se você é um bookaholic mesmo, certeza de ter um livros diferentões aí pela sua estante. Chegou a hora desses livros brilharem!

Aqui o link do Conversa Cult  com mais detalhes sobre o Projeto. Eles já preparam uma listinha muito legal com autores de outros países e de outras culturas, mas se você não tiver nenhum aí na sua casa, mas tiver algum que atenda aos propósitos deste desafio, tá tudo bem adaptar! O importante é cumprir a meta de 12 livrinhos que eles estabeleceram como ponto de partida.

4. Top 100 de Livros de Ficção e Fantasia

Essa lista é sem dúvida um verdadeiro desafio! São 100 livros reconhecidos mundialmente na área da ficção e da fantasia. É um projeto ambicioso e muito específico. Ótimo para aqueles que querem ler mais esse gênero ou que simplesmente estão atriz de um desafio um pouco menor que o projeto número 5.

A lista completa está no aqui e você pode ir marcando tudo conforme for lendo! Ótimo que ninguém se perde.

5. Projeto de Leitura Rory Gilmore

Se você não tem ainda o seu Kariênina ou nenhum livro nas listinhas acima  e está passando pelo processo rehab da compra desenfreada de livros – seja forte! Não precisa comprar ele por enquanto. – tem um projeto muito audaciosa e desafiador para você finalmente planejar e retirar seus livros da prateleira.

O Rory Gilmore Project é um projeto realmente ousado e já circula pela internet tem um tempo. Para quem não sabe, Rory Gilmore é uma das protagonistas do seriado Gilmore Girls e uma leitora compulsiva que nem você aí que tá lendo isso – e essa pessoa aqui que vos escreve. Existem muitas listas diferentes com todos os livros já citados no seriado, nós separamos duas listinhas que parecem está completinhas. A primeira possui 340 livros e a segunda 243. Com certeza você vai achar alguns dos seus livros aí nessa lista. Sem desculpas!

Lista 1 – disponível no Gilmore Girls Br. A lista original é do Patrick Lanton e também não é difícil achá-la por ai na internet.

Lista 2 – encontrada no Mundo dos livros

Para te ajudar, você pode usar esse site de listas e ir marcando tudo que você já leu.

Confesso que esse é um projeto pra vida! Será que algum dia eu me igualo à Rory?

E por favor, se for começar qualquer um desses projetos avisa a gente! Eu mesma estou conciliando alguns deles. Uma hora vai! E se você tem seu próprio projeto de leitura, deixa a gente saber também.

 

Relacionados

Comments are closed.