EVENTOS MANGÁS E HQS SÉRIES E TV 

Ansiedade, Depressão e Shounen | A Importância dos Animes na Construção da Saúde Mental do Jovem

Rolou na semana passada Geek & Game Rio Festival, e no evento teve como convidados a galera que comenta animes Haru, Mikannn e Nelson Junior do canal Casa do Kame.

Na oportunidade, aproveitei para comentar uma pauta que tenho em mente há muito tempo. Segue a conversa em texto:

Eu: É um assunto que não vejo outros sites falando até e é um assunto que foi muito importante para mim que é a importância dos animes, inclusive dos shounen, na construção da saúde mental dos jovens.

Nelson: Eu acredito que o anime ajude, sim, pessoas nessa situação, porque ele traz toda aquela coisa de superação.
Às vezes a pessoa está numa situação difícil, passando por alguma coisa ruim e ela vai assistir o anime e só tem o anime como amigo para conversar então ela assiste e conversa com o personagem do anime.

A imagem pode conter: 1 pessoa
“É por isso que o cosplay me acompanha” – Amanda Alcântara, do portal Pão Geekeijo, como Shoto Todoroki, personagem de Boku no Hero Academia.

Sim. Os shounen tem muito dessa questão de superação e de levantar sempre com um objetivo claro na cabeça de lutar por aquilo que é o que você mais quer na vida e isto acaba levando você a realizar feitos que desmotivado não realizaria, como por exemplo mesmo, passar para uma boa faculdade.

No caso de Boku No Hero Academia (da capa do artigo), que é um dos novos shounen de maior sucesso, o personagem vive num mundo onde quase todos tem poderes e querem ser heróis e ele descobre-se sem poderes, mas dedica-se a vida toda para passar para a escola de super-heróis com seu próprio esforço. Foi importante inclusive para mim neste sentido: ver que personagens – até mesmo como DekuGoku e Naruto – nunca estão satisfeitos com o pouco e querem sempre ser os melhores, o que me ajudou a motivar a ser o melhor da minha sala no Pré-Vestibular e a passar com Conceito A na prova.

Mikannn: Eu também acho que é uma forma de educar as pessoas para verem que pode existir superação. Que as vezes O impossível não é tão impossível assim. É lógico que pode existir críticas, Ah, mas as vezes é ilusão e tudo mais, mas as vezes para a pessoa que está se sentindo mal, o que ela precisa naquele momento é uma distração, é uma ilusão.

Haru: Todo shounen é uma história de superação, sim. E a vida de todo mundo tem problemas. E para que o protagonista, no caso, você é o protagonista da sua própria vida, a ideia é que você enfrente todas as dificuldades de acordo com as lições que você vai aprendendo na vida e se esses animes te trazem lições legais, você com certeza vai conseguir superar os seus obstáculos de um jeito legal.

Segue na íntegra a entrevista em vídeo:

E você, o que acha? Alguma vez um anime te ajudou?

Relacionados