EVENTOS 

Bienal do Livro | Espaço Geek & Quadrinhos é a grande novidade com painel de Game of Thrones, RPG e Cosplayers

Hoje rolou no Rubaiyat, no Bairro Jardim Botânico – RJ – a coletiva de imprensa da Bienal do Livro Rio 2017 e é claro que a Terra Nérdica estava lá.

Mais de 300 autores convidados e com a intenção de resgatar o valor do livro em meio ao cenário político e histórico, a edição deste ano da Bienal do Livro tem como objetivo relembrar a importância da leitura e da história. Algumas áreas já consagradas retornam, como o Café Literário, orado por Rodrigo Lacerda, escritor e tradutor, terá mais de cem convidados e com 3 eixos.

O primeiro abordará debates sobre a importância da representatividade, o novo modelo de ensino, a pós-verdade e também a lava jato e a reforma política, é claro. Destaque para Leandro Carnal, Ana Maria Gonçalves, Martinho da Vila e Nuccio Ordine, filósofo italiano autor de A Utilidade do Inútil. O segundo eixo será uma homenagem a Ferreira Goulart, com quatro sessões de literatura contemporânea, incluindo literatura erótica. Também terá uma sessão sobre as fronteiras entre a literatura e a história. O terceiro eixo será de variedades e celebrações, dentre elas a de 100 anos da Revolução Russa, inclusive com um painel de humor sobre a Revolução Russa e como os russos vêem os efeitos da Revolução até hoje. Também abordará os 100 anos do Samba e os 90 anos do nascimento de Tom Jobim, e sessões infantis chamadas de Cafezinho Literário.

Mas a grande novidade, é claro, é o Espaço Geek & Quadrinhos, já realizado com muito sucesso na edição da Bienal do Livro de Minas Gerais, terá como curador o nosso amigo Affonso (Com dois F) de Faca Solano – o qual eu tive a oportunidade de bater um grande papo, antes e depois do evento, e publicarei mais tarde em vídeo. A área trará bate-papo com autores de literatura fantástica, com debates cobre as obras mais influentes da história entre O Senhor dos Anéis e Game of Thrones, com participação das apresentadoras Carol Moreira – da emissora Warner Channel- e Míriam Castro, do canal de youtube Mikannn, que junto com Carol Moreira, realiza o quadro Mikarol sobre Game of Thrones e defenderá a franquia no debate.

A IGN também estará presente com Flávia Gasi e outras personalidades importantes da internet representando o girl power. Haverá também um painel com Marcos Castro falando sobre a produção de videogames independentes e um painel de humor com a participação do Léo Lins com o elenco do Matando Robô Gigantes realizando especialmente um Montando o Robô ao vivo, onde os quatro simularão no improviso a criação espontânea de uma história em quadrinhos de sucesso. É claro, também com painéis sobre livros e criação de mundos, com instruções e debates de incentivo a novos escritores, com a partição de Eduardo Sporh – autor de A Batalha do Apocalipse – e um painel especial com o Conselho Jedi do Rio de Janeiro.

A área Geek também contará com um espaço para prática de swordplay para todas as idades e um espaço para apresentação de cosplayers. Além disto, haverá uma área de boardgames exclusiva com o lançamento oficial do RPG do desenho animado Hora de Aventura. Haverá uma área também um Artist’s Alley com quadrinistas autografando e vendendo suas artes e o Mundinho Geek, a área geek infantil.

Foi anunciada também uma arena jovem, chamada de #semfiltro – isto mesmo, pronuncia-se hashtag sem filtro! Com cerca de 400m², contará com a presença de produtores de conteúdo como a Kéfera Buchmann e Christian Figueiredo, e atores como Marina Ruy Barbosa, Larissa Manoela, entre outros em mesas como a mesa de poesia, mesas de representatividade sexual, de gênero e étnica, mesa de games e a mesa de música com Yuka e Tico Santa Cruz. E a Bienal do Livro retornará com o tradicional espaço infantil que abordará a discussão do por que livros existemo que faz um livro ser livro.

Affonso Solano comenta as novidades:

[kad_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=QeitDM7Wrv0″ ]

Com mais de 200 expositores e 50.000 títulos, a Bienal do Livro começa no dia 31 de outubro no Rio Centro, você comprar sua entrada aqui. Agradecemos a assessoria da Approach por ter nos convidado a coletiva.

Relacionados

[gs-fb-comments]