EVENTOS 

Bienal do Livro | Os geeks tiveram uma programação especial neste fim de semana

Neste domingo, dia 3 de setembro, as crianças aproveitaram todos os espaços dedicados a elas na 18ª Bienal Internacional do Livro Rio, no Riocentro, teve uma programação especial para os amantes da cultura geek. Em quatro dias de evento, mais de 3,7 mil crianças e adultos contaram com apresentações, áreas sensoriais, entre outras atividades.

As escritoras mirins também fazem sucesso. Recepcionada por crianças, adolescentes e muitos balões, a atriz e cantora Lorena Queiroz, de apenas seis anos, fez sua estreia como autora em uma tarde de autógrafos do seu livro A festa de Lorena Queiroz, no palco Maracanã. Estou adorando a Bienal. Gostei muito de encontrar meus fãs e ver o carinho deles comigo, comentou. Maurício de Sousa arrancou risadas da grande plateia que participou de um bate-papo especial com o lendário cartunista. No espaço Encontro com Autores, o criador da Turma da Mônica falou sobre o recente lançamento de sua biografia Maurício – A história que não está no gibi e aproveitou momentos descontraídos para contar seus causos. Com diferentes gerações presentes no encontro, ele relembrou sua infância, o início da carreira, como se inspirou para criar tantos personagens de sucesso e ainda comentou os novos caminhos abertos pela tecnologia.

A Bienal é uma celebração de cultura, conhecimento e inteligência. A frequência que encontramos aqui, de crianças, jovens, adultos, superadultos, é o que alimenta o espírito do evento. É preciso levar adiante a vontade e o desejo de continuar a ler, se informar, conhecer novos autores e novos assuntos, disse o cartunista.

[kad_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=dyQucXff0UI” width=720 height=360 ]

Outro espaço que também tem atraído os pequenos visitantes é o Geek & Quadrinhos. Na tarde de ontem, um bate-papo sobre cosplays reuniu mais de 70 pessoas. Os cosplayers Thaís Abreu, Ricardo Coutinho e Renata Castro – que já tivemos a oportunidade de entrevistar na coletiva de imprensa da Game XP – falaram do hobby, que é levado muito a sério, e contaram suas experiências no universo das caracterizações realistas e inclusive responderam perguntas do público, como sobre a questão de assédio, aceitação da família e preparação para concursos. Já as oficinas para exercitar a criatividade, como a de HQ com origami e retalhos de histórias em quadrinhos, são as atividades mais procuradas no espaço. Essas oficinas estimulam a capacidade criadora. Não tem uma criança que não saia feliz daqui. Elas sempre se divertem e pedem para voltar em outros dias, contou o educador do Geek & Quadrinhos, Eduardo Levy. Com apenas sete anos, a pequena Luísa Teixeira já estava de olho em outras atividades oferecidas pelo espaço. Vou tentar montar minhas HQs quando chegar em casa, disse.

Affonso Solano recebeu Flávia Gasi, Babs e Rebeca do Collant Sem Decote no sábado, comentando sobre Girl Power e aceitação feminina no universo dos games e quadrinhos, Léo Lins do Agora É Tarde e Diogo Braga, que participa Matando Robôs Gigantes junto com Affonso Solano, fizeram um quadro do Montando o Robô em que criaram do zero uma graphic novel. Flávia e Diogo voltaram para o palco no domingo com André Falcão, fundador da Arco Labs, para um bate-papo sobre a realidade virtual nos games e no cinema. Para os especialistas, a tecnologia criada nos anos 50, nos EUA, para simulações de voo, caminha a passos largos para proporcionar ao usuário uma experimentação cada vez mais real, mas que ainda está distante de substituir as interações humanas. Certas tecnologias vão transformar nossas relações pessoais, mas não serão capazes de nos modificar a ponto de nos transformar em outra coisa que não seres humanos, comentou Flávia. E no fim do dia, rolou um Geek Quiz patrocinado pela Panini, com André Gordirro, autor de Os Portões do Inferno, Viviane Marchetti, ilustradora do site Cosmo Nerd, premiando o público com quadrinhos encadernados.

[kad_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=JZX8TXryP-k” width=720 height=360 ]

 

Relacionados

Comments are closed.

[gs-fb-comments]