Conhece Manaia? | A nova cantora-compositora do pop rock nacional

Dona de uma voz intrigante e personalidade marcante, Manaia chega para dar novas tintas e camadas sonoras ao pop rock feminino.

A cantora, compositora e multi-instrumentista Manaia estreou recentemente seu novo trabalho, com o lançamento do single e clipe “Baby” e de um show especial no Rio de Janeiro, onde apresentou em primeira mão suas composições, a maioria com forte pegada pop rock. Na apresentação exclusiva para fãs e convidados, Manaia e sua banda, formada só por mulheres, recebeu no palco duas estrelas da nova cena pop, as cantoras Clau e JadeBaraldo, além de contar, na plateia e bastidores, com outros nomes que reforçaram a valorização do feminino, como Alice Caymmi, Donas, MC Rebecca e King.

Seu primeiro single e clipe, “Baby”, lançado recentemente, é uma canção forte que evoca a liberdade, com versos ora diretos ora enigmáticos. Ainda é conduzida por densas camadas sonoras que vão do suave ao pesado e sustentam a voz rasgada dela em uma atmosfera cheia de guitarras e efeitos envolventes. “As cenas da gaiola são autoexplicativas. É uma prisão mental. A música é um ‘Não’ para tudo que tolhe nossa liberdade”, conta a artista. Já as cenas de uma espécie de rito feminino mostram outra inquietação. “É um simbolismo para lembrar da necessidade da união das meninas nos tempos de hoje”.

Manaia pretende lançar ainda nessa semana a nova música “Medo”, na qual o teaser foi lançado horas atrás, uma balada carregada de pulso bem ao seu estilo.  A canção fala do quanto é difícil as vezes viver por inteiro uma relação. “Muita gente já passou por isso. Ter medo de ser ou viver o que é. Fiz essa música quando estava em um relacionamento em que eu não me permiti me entregar, porque o cara era muito galinha e eu não curtia isso. Eu queria, mas não conseguia, fiquei com medo de me machucar. ”, lembra a cantora.

A cantora carioca lançará ainda este ano mais uma música inédita, antes de seu primeiro álbum. “Sou uma compositora compulsiva. Tenho mais de 300 músicas. Amo escrever e estou sempre criando. Respiro música e não consigo viver sem. Não foi à toa que nasci no dia internacional da poesia”, diz ela, que começou a estudar música aos seis anos e nunca mais parou. Hoje, é formada em Técnica Vocal pela Berklee College of Music, em Boston, e – só para ter uma ideia de sua qualidade musical – ficou entre os três finalistas do concurso American Idol Tour, nos EUA, onde desbancou mais de 3500 concorrentes.

Na lista de influências, uma variedade de artistas e sons. O pop de Britney Spears, Hilary Duff e o rock Evanescence, Pitty e Avril Lavigne estiveram marcantes em sua infância enquanto Etta James e Aretha Franklin eram nomes frequentes nas aulas de música. Beyoncé, Amy Winehouse, Adele, Madonna, Shakira, Rihanna e Lady Gaga também estão entre as preferidas da artista.

Clique aqui para ir direto ao canal de Manaia.