FILMES 

DC Filmes | Como seria o Universo DC no Cinema caso se apresentasse como o da Marvel

Não seria melhor, mas vale conferir.

DC Comics vem influenciando nos quadrinhos desde os anos 40, com o nascimento dos primeiros grandes super-heróis: Superman, Batman, Mulher Maravilha e outros, se tonou ícone de inspiração para inúmeros quadrinistas posteriores, inclusive a casa Marvel Comics que pediu para que Stan Lee criasse super-grupos de heróis: X-Men, Quarteto Fantástico e os personagens que viriam a se unir em Os Vingadores, somente para bater de frente com Liga da Justiça que já era um reaproveitamento de um outro super-grupo da DC: a Sociedade da Justiça.

A briga por público encaminhou-se para outras mídias com o tempo, tivemos desenhos – Homem-Aranha e Super-Amigos nos anos 60 – e posteriormente, filmes – Superman e Batman nos anos 80 – e séries, mas foi nos anos 90, que ambas as editoras sofreram a maior crise financeira que você pode imaginar – os dados coincidem e inclusive atribuem a queda aos tempos de paz que se deram após o fim da Guerra Fria. Ambas as editoras tomaram atitudes de desespero para aumentar números de vendas – foi o caso da DC matar seus maiores heróis: Superman, Batman, Lanterna Verde, Flash, e ressuscitá-los logo depois, ou o caso da Marvel vender seus direitos para quaisquer estúdios de cinema que gostariam de tê-los e assim distribuindo seus personagens para estúdios aleatórios e perdendo a chance de vê-los reunidos.

Porém, mesmo com a DC tendo todos os seus personagens reunidos sob um mesmo estúdio – a Warner Bros. Pictures – há muito tempo que o estúdio não acreditava no potencial dos personagens, de realizar um universo com filmes como Liga da Justiça, entre outros, até que a Marvel Studios – selo de cinema criado pela própria empresa após conseguir reunir os personagens que os estúdios não davam mais vida, criou seu Universo Cinemático reapresentando aos poucos seus personagens, coletando popularidade deles, até que os reunissem no grande filme-evento Os Vingadores, em 2012, e assim, é claro, a Warner não quis ficar pra trás.

Mas daí veio um grande erro: querer não ficar para trás. A pressa em alcançar a concorrente fez com que O Homem de Aço, um filme simples, cujo nem tem tom de super-herói, que apresenta um personagem sem intenções de linká-lo a um universo compartilhado, se torna-se a pedra fundamental para o universo. O que faz bastante sentido de se pensar, logo que Superman sempre foi a pedra fundamental nos quadrinhos – foi o primeiro super-herói e é sempre a pedra fundamental do universo em cada reboot, servindo como inspiração para os outros heróis – ao contrário de Homem de Ferro, que nunca foi a pedra fundamental da Marvel Comics, mas que também teve um ótimo filme, cujo também não tinha tom de super-herói, que apresentou um personagem nem forçá-lo a linkar-se com o universo e que no final, apresentou a deixa para o filme-evento.

Resultado de imagem para batman v superman wonder womanNão foi de toda intenção da Warner Bros. Pictures aproveitar o filme do Superman para ser a deixa para iniciação do universo, o estúdio tentava fazer isto havia anos. Batman Begins só não serviu para tal, pois o estúdio estava em uma briga de direitos sobre o personagem Superman com a família de seu criador, mas em 2011, o estúdio apresentou Lanterna Verde com tal intenção e fracassou. Então, com o sucesso de Homem de Aço, para o alto e avante! Vamos apresentar cada um dos personagens para coletar o público de cada um e no fim reuni-los num mega filme-evento de sucesso garantido, que tal? Não foi o que aconteceu.

Bem como eu disse, a pressa para alcançar a Marvel Studios foi tanta, que determinados personagens foram jogados em sequências de outros personagens sem muita informação e sem se quer apego com o público simplesmente porque deveriam ser apresentados, de maneira ou outra. Mulher Maravilha deu sorte em ser apresentada em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, mesmo sendo em um roteiro confuso e que não deixou claras as suas intenções, que mais parece que foi simplesmente jogada no meio do enredo simplesmente porque precisava, mas conquistou um público mesmo assim e ainda mais com o seu filme solo que superou expectativas.

Resultado de imagem para coronel steve trevor dc filmsA personagem agora praticamente protagoniza o marketing do vindouro filme-evento. O público do cinema até então só teve contato com Superman – que morreu, mesmo que todos sabemos que ele vai voltar, os trailers ainda não o revelaram; Batman, um tanto controverso, mas que já vem com uma carga de popularidade de seus últimos 10 anos no cinema; e a Mulher Maravilha recentemente, e que já é que a mais teve bilheteria dentre todos estes. Ou seja, dos seis – ou sete – personagens do filme-evento, a maior parte do público virá de Mulher Maravilha, ou dos fãs de quadrinhos, desenhos e outras mídias da DC Comics que já conheciam os personagens .

Por outro lado, foi a apresentação da personagem em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, que vendeu que Mulher Maravilha fosse um filmaço, principalmente pela certeza de que ela se encontraria no futuro com os outros personagens já apresentados, em especial seu romance desenvolvido com o Batman – que é um fanservice para os que acompanhavam o Universo Animado DC nos anos 2000 – e inclusive foi esta a razão para o desfecho que o Coronel Steve Trevor levou .

Resultado de imagem para time warner aquamanTalvez, a DC Filmes, nova companhia da Time Warner, não precisasse mesmo de apresentar cada um dos personagens, logo que já são personagens bem populares – Aquaman sempre foi conhecido, tal como o Flash que ganhou ainda mais popularidade com o seriado, e o Ciborgue que se tornou conhecido ao público pelas animações dos Jovens Titãs. Capaz de o filme da Liga da Justiça servir de porta para o sucesso dos filmes de origem dos personagens apresentados pelo super-grupo e assim, um filme do Aquaman por exemplo, talvez não fosse arrastar público caso saísse antes de o personagem conquistá-lo em Liga da Justiça, como já tem surpreendido no marketing.

Mas tá, falei, falei e falei, e como seria se DC Filmes organizasse tal como a Marvel Studios? Bom, lembrando que a Marvel Studios usou a fórmula de primeiro apresentar os personagens em filme-solo para depois reuni-los em filme-evento. Vamos considerar que não houve nos cinemas a recente trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas e o povo está desacostumado com o Batman, então o personagem teria sua origem recontada e não precisaria ser apresentado mais maduro que outros heróis.

Fase 1

2013:

  • Resultado de imagem para general zodO Homem de Aço (Man of Steel) – reapresenta Superman (Clark Kent/Kal-El), que não via os cinemas desde Superman: O Retorno (2006). O vilão poderia ser mesmo o General Zod como foi no filme de 2013.
  • O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight) – reapresenta Batman (Bruce Wayne) para que se reúna com os outros heróis em Liga da Justiça (2016) e Robin (Dick Grayson) para que se reúna com outros sidekickers em Jovens Titãs. A dupla dinâmica não via os cinemas desde Batman & Robin (1997). O vilão poderia ser o Don Falcone (como em Batman: Ano Um e em Batman Begins), ou o Pinguim (como em Batman: Terra Um), ou o Charada (como em Batman: Ano Zero), ou mesmo os três.

2014

  • Resultado de imagem para aquaman king arthur of atlantisAquaman – sua primeira aparição nos cinemas, já de cara introduziria o Rei Arthur Currie de Atlântida e personagens como Aqualad (Garth) e heróis como Arqueiro Verde (Oliver Queen) e Speedy (Roy Harper) que mais tarde viriam a aparecer em filmes como Liga da Justiça: A Nova Esperança e Jovens Titãs, consecutivamente. O vilão poderia ser o Mestre do Oceano tal como em O Trôno de Atlântida.
  • Mulher Maravilha (Wonder Woman) – sua primeira aparição nos cinemas, já de cara introduzia a Princesa Diana de Temíscera e personagens como Gavião Negro (Carter Hall) e a Moça Gavião (Shayera Hall), mas o Gavião Negro morreria neste filme, dando independência a Moça Gavião a se tornar a Mulher Gavião. O vilão poderia ser o próprio Ares, como foi no filme de 2017 e em Deuses e Mortais.

2015

  • Resultado de imagem para flash barry allenFlash (The Flash) – sua primeira aparição nos cinemas, já de acara introduziria Barry Allen como o Flash e Wally West que se tornaria o Kid Flash. O vilão poderia ser o próprio Capitão Frio, junto com vilões secundários da Galeria.
  • Tropa dos Lanternas Verdes (Green Lantern Corps) – com má reputação após o fracasso de 2011, teria a chance de se provar de novo numa espécie de sequência sem se quer ligações com o filme anterior (tal como foi feito em O Incrível Hulk após o fracasso de Hulk). Reapresentando o Hal Jordan e tendo o Sinestro finalmente como vilão.

2016

  • Resultado de imagem para swamp thing justice league darkLiga da Justiça (Justice League) – reúne os personagens apresentados nos filmes anteriores: Superman, Batman, Aquaman, Mulher Maravilha, Flash e Lanterna Verde e introduziria o Ciborgue – mesmo que ele não seja da formação original, é compreensível do por quê ele está aqui – e ligaria sua origem com a do vilão Darkseid – ou Steppenwolf, como no filme de 2017. Flash morreria no final deste filme, tal como foi a intenção de um projeto de filme da Liga que teve em 2007.
  • Liga da Justiça Sombria – Apresentaria o Monstro do Pântano, John Constantine, Alba Negra, Desafiador e – quem sabe? – a Magia como vilã.

Fase 2

2017

  • Resultado de imagem para death of superman doomsdayJovens Titãs (Teen Titans) – reunindo os já apresentados personagens: Robin – assumindo sua independência como Asa Noturna, Aqualad, Speedy, Kid Flash – que vai assumir o manto do Flash – e Ciborgue – que passaria a ser membro dos Titãs a partir de agora e não mais da Liga, introduz a Moça Maravilha (Donna Troy) e a Estelar. Não tenho certeza de quem teriam como vilão, talvez o Professor Ivo.
  • O Último Filho de Krypton (The Last Son of Krypton) – Finalmente apresentando a Supergirl que substitui como protetor da Terra o Superman que morre ao enfrentar o Doomsday como em A Morte do Super-Homem. A morte do Superman vai influenciar os filmes posteriores, em especial a sequência de Tropa dos Lanternas Verdes.

2018

  • The Dark Knight Rises – não sei como seria o título traduzido, mas certamente não seria ressurge. O título rises se refere aos eventos reproduzidos no filme como A Queda do Morcego. O filme retorna com Batman, Asa Noturna e apresenta Jason Todd que veria seu triste final neste mesmo episódio e faria deixas para o Caçador de Marte e Frankenstein para mais tarde se juntarem a Liga da Justiça e Liga da Justiça Sombria, respectivamente.
  • Flash: O Homem Mais Rápido do Mundo (The Fastest Man Alive) – veríamos as aventuras de Wally West seguindo a carreira como o Flash, enfrentando – quem sabe? – o Gorilla Grodd.

2019

  • Resultado de imagem para guy gardner john stewartTropa dos Lanternas Verdes: O Despertar (Dawn of the Green Lantern Corps) – Hal Jordan retorna e introduz novos personagens: John Stewart e Guy Gardner, mas os eventos de O Homem de Aço Reina – a destruição de Coast City, cidade natal de Hal Jordan, causada pelo ataque do Super Ciborgue, que foi criado após a morte do Superman – tornaria Hal Jordan no supervilão conhecido como Parallax, tal como em Crepúsculo Esmeralda.
  • Liga da Justiça: A Nova Esperança (Justice League: New Hope) – Seria a sequência direta de Tropa dos Lanternas Verdes: O Despertar. Hal Jordan se tornou o vilão Parallax, e a Liga não tem muita esperança, logo que Flash e Superman estão mortos e Ciborgue não é mais um membro da Liga. O super-grupo se reuniria finalmente com o Caçador de Marte, Arqueiro Verde e a Mulher Gavião e seria apresentado a Kyle Rayner, o novo Lanterna Verde e nova esperança. O filme terminaria com o retorno do Superman e a morte do Hal Jordan e do Arqueiro Verde.

Fase 3

2020

  • Resultado de imagem para Hawkmen zatannaGaviões Negros (Hawkmen) – A Mulher Gavião agora é membro da Liga da Justiça, mas tem de enfrentar também seus próprios problemas. Aparentemente o espírito do Gavião Negro ressurge em Fel Andar. O filme teria participação da Mulher Maravilha e apresentaria a Zatanna, para unir-se a Liga da Justiça Sombria e teria como vilões os tanagarianos e termina com a morte da Mulher Gavião.
  • Liga da Justiça Sombria 2 (Justice League Dark 2) – Monstro do Pântano, Constantine, Alba Negra, Desafiador, Zatanna e Frankenstein retornam para enfrentar Trigon, o Demônio. O filme apresenta a Ravena e reintroduz o Hal Jordan, agora como o Espectro.

2021

  • Resultado de imagem para judas contract deathstrokeJovens Titãs: Contrato de Lázaro (Teen Titans: Lazarus Contract) – Asa Noturna, Flash e Ciborgue retornam com seus amigos, Garth agora conhecido como Tempest, Roy Harper como Arsenal, e Donna Troy como Darkstar. O grupo finalmente conheceria a Ravena, já introduzia em Liga da Justiça Sombria, Mutano e Terra. O vilão, é claro, seria o Irmão Sangue e o Deathstroke como em O Contrato de Judas.
  • A Sombra do Cavaleiro das Trevas (Shadow of the Dark Knight) – Batman e Asa Noturna retornam, um novo Robin é apresentado: Tim Drake e também somos apresentados a Damian Wayne, que ainda não é um Robin. Jason Todd retorna como o Capuz Vermelho e teríamos a morte do Ra’s Al Ghul e Máscara Negra como vilão.

2022

  • Flash Renasce (The Flash Reborns) – Wally West segue sua aventura com o Flash e tem seu primeiro contato com Jay Garrick e a Terra 2 que mostra onde encontrar Barry Allen e o resgatam. Teria como vilão finalmente o Flash-Reverso.
  • Tropa dos Lanternas Verdes: A Guerra (War of the Green Lantern Corps) – Hal Jordan retorna como Lanterna Verde e finalmente se reúne a Kyle Rayner, Guy Gardner e John Stewart. Enfrentariam o Mão Negra e os Lanternas Negros e teriam a morte do Aquaman e do Tempest, tal como em A Noite Mais Densa.

2023

  • Liga da Justiça em Crise (Justice League: Crisis) – Superman, Batman, Mulher Maravilha, Flash (Barry Allen), Lanterna Verde (John Stewart), Caçador de Marte, Gavião Negro (Fel Andar), Constantine, Zatanna, Asa Noturna, Arqueiro Vermelho e Supergirl finalmente se reúnem. Serão apresentados finalmente ao Shazam (Billy Batson) e a  e enfrentando o Anti-Monitor, teriam a morte do Caçador de Marte, do novo Gavião Negro e da Supergirl.

Relacionados

[gs-fb-comments]