Eleições 2018 | Os cinco melhores bordões do Cabo Daciolo

Nunca postamos um artigo sobre política – na verdade já, mas não diretamente político – só que eu considero que o assunto Daciolo vai além da política, ele é um meme, um ícone, e está se tornando uma obsessão cultural que pode caracterizar um nerdismo já, então declaro a partir de agora assunto nosso.

Eu estou há um tempo acompanhando o crescimento da popularidade do Deputado Cabo Daciolo, candidato a Presidente da República pelo partido PATRIOTA, na internet. Não sabíamos ainda de sua existência até o primeiro Debate, em que questionou o candidato Ciro Gomes do PDT sobre a existência da URSAL – União das Repúblicas Socialistas da América Latina – se quer entender melhor sobre o assunto, sugiro que assista o vídeo do Cadê a Chave, mas aqui o foco não é este, mas sim a popularidade do candidato.

Com o tempo, o candidato foi aos poucos deixando de ser retratado como insano para o mais são dos presidenciáveis. Decidi reunir as melhoras frases do candidato, levei então a enquete para a Nação Nérdica (se você ainda não faz parte do grupo no Facebook, clique aqui) e a posição será alterada conforme o resultado da enquete:

(menção honrosa) – Fé, esperança e amor

Resultado de imagem para cabo daciolo fe esperança e amor

Esta, entrou para menção honrosa por antes comparecer na quinta posição, mas encaminhada para sexta por resultado da enquete.

Dita logo no primeiro debate, na Rede Band, se refere a o que a Nação precisa e se perdeu com o tempo, juntamente com a Ordem e Progresso que nunca teve, como o candidato afirmou no último debate, o do SBT.

5 – Fala, Daciolo. Fala pro povo

Resultado de imagem para daciolo debate sbt

Frase usada uma única vez, mas com a melhor entonação de todas. No recente debate do SBT, quando questionado sobre o sistema de cotas, o candidato olhou aos céus, como se esperasse de Deus uma luz para sua resposta – o que parece que ocorreu realmente, pois no instante seguinte, o candidato encheu-se de argumentos para defesa das cotas e contra a escravidão que permanece no Brasil mesmo depois de 130 anos constitucionalmente abolida.

4 – Para a honra e glória do nosso Senhor Jesus Cristo

Resultado de imagem para cabo daciolo Para a honra e glória do nosso Senhor Jesus Cristo

Um dos bordões mais repetidos pelo candidato. Normalmente usado para encerrar uma proposta, seria equivalente a um “Amém” – “Que assim seja” – usado para encerrar uma oração.

3 – Me parece que o socialismo cresce

Frase de efeito utilizada pelo deputado na época em que era do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Durante um comício, o candidato citou a frase em tom de comemoração, seguido de um “Glória a Deus” (a posição 1) e um “Isso é maravilhoso!”. É compreensível que o candidato, com seus argumentos e propostas sociais para negros e mulheres, tenha o pé no Socialismo. Em sua posição de centro (partido PATRIOTA) o candidato vira e mexe flerta com a esquerda e com a direita (ele ainda é contra o aborto e a liberação da maconha, por exemplo), apesar de o partido ser mais considerado como centro-direita.

2 – A democracia é uma delícia

Esta parece que ele cismou desde que foi utilizada pelo candidato Ciro Gomes ao responder seu questionamento sobre o plano URSAL, desde então, o candidato vem repetindo-a. No último debate, no SBT, ele a usou para iniciar sua réplica ao Ciro e depois a resposta ao Henrique Meirelles do MDB remetendo sobre o sistema democrático nos possibilitar de ver um candidato bancário debater com um cabo do corpo de bombeiros sobre o assunto de economia.

1 – Glória a Deus

Não é o mais repetido bordão do candidato – no primeiro debate, o extenso Para a honra e glória do Senhor Jesus Cristo foi mais usado – mas se tornou o resumo do meme na internet. Quando alguém solta um Glória a Deus na entonação certa, rapidamente já se sabe que refere-se ao Cabo Daciolo. O candidato, é claro, que não é bobo, aproveita-se do meme para contribuir com sua popularidade na internet. Toda oportunidade que tem de responder um internauta ou um eleitor na rua que está o filmando, ele aproveita para soltar seu bordão.