LIVROS 

Ficção Científica | Lançamentos literários, FLIP 2018 e Jar Jar Binks

Bora falar um pouco de ficção científica e livros? Essa semana é da Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP 2018). Além disso, falamos um pouco de dois lançamentos desse mês, Jar Jar Binks, a Bienal do Livro de SP, e muito mais!

Lembrando que no início do mês o ator Ahmed Best, que interpretou Jar Jar Binks na franquia Star Wars, saiu a público no Twitter para desabafar que, devido aos comentários e zoações contra o personagem, ele chegou a considerar suicídio após representar Jar Jar nos Episódios I, II e III. O ator recebeu até mesmo ameaças de morte por parte dos “fãs” da franquia. Mesmo com tanta negatividade, o ator seguiu emprestando sua voz ao personagem durante a série animada Star Wars: The Clone Wars e em suas outras aparições. Felizmente, Ahmed desistiu dessa ideia, e recebeu muito apoio de figuras públicas e fãs após o desabafo. Saiba mais aqui.
É claro que nenhum fandom está isento de racistas, xenófobos, e outras pessoas tóxicas e extremistas, e Star Wars não é exceção. Vale lembrar que toda ação possui consequências, e como diria Alvo Dumbledore “Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remediá-los.”
Francamente, reações desse calão são mais que desnecessárias, são prejudiciais. Além disso, ignoram a importância do personagem para a carreira do ator, e para a própria história da franquia. Impossível deixar de mencionar e repudiar o ocorrido, e também comemorar a vitória do ator sobre os comentários nocivos que o afetaram tanto. Que a Força esteja com você, Ahmed!
Falando de ficção científica, dois lançamentos literários desse mês chamaram a atenção. Confiram:

Flores Para Algernon – Daniel Keyes

Flores Para Algernon é um clássico da ficção científica, originalmente publicado em 1959 como conto e como romance completo em 1966, e que agora foi relançado em uma edição linda da Editora Aleph. O livro conta a história de Charlie Gordon, que possuía uma deficiência intelectual bem agravada, mas que desejava ser inteligente. Charlie, então, passa por uma cirurgia inovadora, mas quando desperta, nota que o novo mundo é angustiante e essa seria sua nova existência a partir de então, quando se torna superdotado. O livro não se atém apenas ao gênero ficção científica, mas traz muitas notas de drama, e certamente vai balançar o coração de qualquer leitor. Contando com mais de 50 anos de existência, o romance ganhou prêmios como o Hugo Award e o Nebula Award.

Calamidade (Série Executores) – Brandon Sanderson

Calamidade, terceiro volume da trilogia Executores, é uma história de ficção científica que mistura comédia, ação, superpoderes, em um ambiente distópico e emocionante. Seguindo a história de Coração de Aço e Tormenta de Fogo, é chegada a hora de ver o épico final da luta entre David Charleston e os Épicos. Ele precisa buscar a estrela vermelha Calamidade para poder ganhar esse duelo. Brandon Sanderson chegou em primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times com os dois romances anteriores, e certamente essa conclusão será do mesmo nível!

Casa Fantástica (FLIP 2018)

 E essa semana começou a FLIP 2018! O evento internacional teve início esta quarta-feira (25) e vai até domingo (29/07). Acontecendo agora na cidade histórica de Paraty, a 16ª edição da FLIP contou com abertura de Fernanda Montenegro, e a homenageada da vez é a autora brasileira Hilda Hirst. Um dos destaques da feira será a Casa Fantástica, que contará com inúmeros títulos dos gêneros fantasia e ficção científica, sendo a primeira casa dedicada aos temas da FLIP. A Casa funcionará “paralelamente” ao evento, e também terá suas mesas de debate, feira de livros, oficinas literárias, etc. Para mais informações sobre a Casa e horários, clique aqui.
Além disso, em agosto ocorre a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, entre os dias 03 e 12, locazilada no Pavilhão do Anhembi. Para mais informações sobre a Bienal, siga o link.
Boa leitura!

Relacionados

[gs-fb-comments]