LIVROS 

Ficção Científica | “Poeira Lunar” e “O Enigma de Andrômeda” nos lançamentos da Editora Aleph

Hora de falar de ficção científica na literatura! Recordaremos Arthur C. Clarke e suas viagens lunares, e, ainda, como qualquer bom nerd, todos já ouvimos falar de Jurassic Park! O que muita gente não sabe é que os filmes de Steven Spielberg se originaram de livros, e trazemos uma promoçã o quentinha para todos os fãs e os que ainda não viraram fãs.

Poeira Lunar – Arthur C. Clarke

Esse ano, chegamos ao décimo aniversário de morte do sr. Clarke. Em celebração à sua memória e suas obras, que marcaram para sempre o mundo da ficção científica, trazemos Poeira Lunar (A Fall of Moondust, no original de 1961), republicada pela Editora Aleph, originalmente se chamava Os Náufragos do Selene na tradução.

Antes de até mesmo o ser humano colocar os pés na Lua, Arthur C. Clarke estava fazendo expedições fantásticas de turismo ao satélite natural da Terra. É isso mesmo, em Poeira Lunar, a Lua é um destino turístico para os terráqueos abastados. Contudo, sua nave “naufraga” no solo lunar, e os passageiros ficam presos na Lua!  Enquanto esperam o resgate da Terra, precisam contornar as situações mais adversas e inesperadas para sobreviver. Esse livro é uma lição sobre como, apesar de todo o controle e avanço tecnológico, nós humanos não podemos controlar a imprevisibilidade do cosmos, e devemos respeitar seus enigmas ao testar seus limites.

Arthur C. Clarke é o author da série de livros Odisséia no Espaço, que deram origem à adaptação cinematográfica de Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisséia no Espaço, além de diversas outras obras e contos de ficção e não-ficção. Para adquirir o livro novo, e conferir outras obras do autor, dá uma olhada no link dessa promoção!

O Enigma de Andrômeda – Michael Crichton

Coincidentemente, 2018 também marca 10 anos da morte do autor Michael Crichton, e em reconhecimento de sua contribuição para o mundo da ficção científica, relembramos O Enigma de Andrômeda. Lançado em 1969 como The Andromeda Strain no original, o livro tido como “thriller tecnológico” conta a história de um satélite militar que, ao retornar para a Terra e cair no Arizona, vinha carregando do espaço um microorganismo letal aos seres humanos. É responsabilidade dos cientistas de uma instalação secreta do governo, especializada na produção de armas biológicas, descobrirem as propriedades do corpo extraterreste e como neutralizá-lo. Você pode encontrar o livro aqui na edição da Aleph!

Michael Crichton também é o autor de Jurassic Park (1990) e O Mundo Perdido (1995), os quais deram origem aos filmes de Spielberg a partir de 1993, e nos introduziram ao universo de seus dinossauros, que seguem ganhando adaptações cinematográficas. Em comemoração aos 25 anos do primeiro filme, a Editora Aleph lançou um box exclusivo com as duas obras de Crichton, e você pode conferir essas edições lindas clicando aqui!

Entre seus trabalhos estão: Disclosure (1994) e Westworld (1973) – que daria origem a filmes e posteriormente à série da HBO de 2016. Suas obras inspiraram, ainda, diversos jogos, e Crichton foi roteirista de seriados como ER, do episódio piloto de 24 Horas, o roteiro do próprio Jurassic Park, e do thriller de desastre épico Twister, o qual escreveu junto com sua esposa Anne-Marie Martin.

Relacionados