SÉRIES E TV 

Game of Thrones 8×1 | Temporada inicia recheada de referências ao primeiro episódio da série

Depois de um – sofrido – hiato de dois anos, Game of Thrones, seriado da HBO inspirado da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo finalmente retorna para a suas tão aguardada oitava e última temporada.

Em seu oitavo Season Premiere, a série nos presenteia com várias referências ao piloto, o primeiríssimo episódio da série, lá na primeira temporada, e vou tentar listá-las aqui em ordem, mas posso errar a ordem, portanto desde já me perdoem.

A criança na chegada da caravana

Resultado de imagem para game of thrones 1x01 arya

O episódio começa com uma criança correndo para ver a caravana da Targaryen chegando em Winterfell, a mesma criança passa por Arya Stark. Para quem não se lembra, uma das cenas iniciais do primeiro episódio foi com Arya Stark, ainda pequena, correndo para ver a caravana Baratheon chegando em Winterfell, percorrendo os mesmos caminhos.

Resultado de imagem para game of thrones 8x01 arya

A comitiva de Winterfell

Resultado de imagem para game of thrones 1x01

Poderia não ser somente uma referência, pois é bem normal uma casa receber a chegada de outra com a sua família em pé no pátio, enquanto a caravana convidada chega e recebem-nos com abraços e apresentam toda a família. Porém, não dá para negar como toda a sequência, incluindo timing e ângulos, da chegada da caravana Targaryen foi muito semelhante a chegada da caravana Baratheon.

O Bosque

Resultado de imagem para game of thrones 1x01 tree

Era muito comum Ned Stark ir rezar para os Velhos Deuses no Bosque de Winterfell e Jon Snow acabou tendo o mesmo hábito. Ned, no primeiro episódio, recebe no bosque sua esposa, Catelyn, mas aqui, Jon, recebe no bosque sua irmã, Arya, que não se viam havia anos.

Resultado de imagem para game of thrones 8 episode 1

Agulha

Resultado de imagem para game of thrones 1x01 needle

Um detalhe que pode ter passado despercebido para alguns é o da Agulha – a espada da Arya. Jon a presenteou com tal espada no começo da série, pois todos os Starks homens ganharam uma espada e, bem, como Arya sempre quis ser uma guerreira e não uma dama, e Jon era um dos poucos irmãos que a entendia, e a treinava, ele mesmo lhe fez uma espada que servia-a bem em peso e tamanho, a qual ela denominou Agulha. Reencontrando-se após anos, os dois dialogam sobre tal espada, inclusive num diálogo um pouco desconfortável onde o irmão mais velho fica triste ao saber que Arya precisou mesmo usar sua arma para se defender.

Resultado de imagem para game of thrones 8x01

Tyrion desolado

Imagem relacionada

Um dos momentos mais marcantes do primeiro episódio da série foi quando Jon e Tyrion Lannister se viram como mais próximos do que imaginavam, como irmãos talvez, mas de famílias diferentes. Jon perambulava como sempre, cabisbaixo, por não sentar-se a mesa de seu pai, por ser um bastardo, e Tyrion, que sentava-se do lado de fora do banquete, reconhece seu olhar como semelhante ao seu e lhe diz que Todo anão é um bastardo aos olhos do pai e que eles são mais parecidos do que pensavam. Após anos, Tyrion finalmente retorna a Winterfell e mesmo com seu velho amigo e sua antiga esposa lá, o anão ainda se vê isolado e obrigado a conversar com os mais velhos e afastado da diversão.

A Cripta

Resultado de imagem para game of thrones 1x01 nerd robert

Uma das sequências mais marcantes, mas talvez não tão memoráveis, do primeiro episódio da série inteira, foi o diálogo de Ned Stark com o Rei Robert Baratheon na Cripta de Winterfell. É neste momento em que o Rei fala sobre sua ex-noiva, e irmã de Ned, Lyanna Stark, e põe uma pena em sua cripta e logo em seguida o convida para ser sua Mão do Rei. Neste último episódio, Samwell Tarly encontra Jon Snow na Cripta, é interessante notar que a posição dos dois estava bem semelhante a de Jon e Robert, ainda mais se você entender que Samwell sempre foi uma mão para Jon, seu imediato enquanto Lorde Comandante e aspirante a Maestre, o que é o mais próximo de Mão do Rei na Patrulha da Noite, logicamente que Samwell Tarly seria a Mão de Jon, caso este se torne Rei.

Resultado de imagem para game of thrones 8x01

É ali então que tem mais uma referência ao clássico momento, quando Sam finalmente revela a Jon que Lyanna Stark é sua mãe, encerrando-se ali o ciclo da famosa pena, cujo já discutimos no nosso trailer comentado:

O Emblema da Noite

Resultado de imagem para game of thrones 1x01 night emblem

O primeiro episódio da série inicia-se com um prelúdio em que um Homem de Preto tem seus companheiros mortos por caminhantes brancos que retaliam suas partes posicionando-as de forma a fazer um símbolo que lembra muito o da Casa Targaryen. Este símbolo, que desde então seguiu sem explicação e sem retornar a série desde então, retorna neste Season Premiere no hall da Casa Umber, com o jovem Lorde Umber sendo queimado dando luz ao símbolo de gelo e fogo.

Resultado de imagem para game of thrones 8x01

Jaime e Bran

Resultado de imagem para game of thrones 1x01 jaime bran

Aqui está a melhor referência de todas e provavelmente a que ninguém deixou passar. O primeiro episódio termina com Jaime Lannister empurrando Bran Stark da janela do alto de uma torre, pois o jovem o flagra tendo relações íntimas com sua irmã Cersei Lannister. O incidente traumatiza Bran, deixando-o, por sorte, cadeirante, mas a partir daí começa a sua jornada como druida a fim de tornar-se um vidente verde e enfim, o próprio Corvo de Três Olhos que pode ver presente, passado e futuro e que inclusive sabia que Jaime chegaria a Winterfell, e é neste momento que se vêem numa situação de completo desconforto depois de anos de culpa.

Imagem relacionada

E aí, teve mais referências ao primeiro episódio? Se deixei passar alguma coisa, deixe aí nos comentários e não esquece de mostrar esse artigo aos seus amigos!

Relacionados

[gs-fb-comments]