FILMES 

Liga da Justiça | Homenagens e inspirações dos quadrinhos no filme

Você gostou de Liga da Justiça? Quer saber um pouco mais sobre a obra que inspirou o filme? Ou você ainda não viu porque quer antes saber de todas as inspirações? Você vai saber agora quais são as referências e histórias em quadrinhos que inspiraram o enredo do filme Liga da Justiça e o universo DC no cinema e o link para comprar pela Panini, é claro.

Resultado de imagem para new 52 justice league origin batman parademonOs Novos 52: Liga da Justiça – Origem (clique aqui para comprar este volume)

A primeira história do grupo no universo dOs Novos 52. Nesta história, vemos Batman investigando os paradeiros de invasores alienígenas. Os rastros levam até o submundo de Gotham e, consequentemente, o herói acaba encontrando outros que também estavam atrás dos invasores e descobre que trata-se de visitantes a serviço de Darkseid. No filme, o vilão foi trocado por Steppenwolf, e estão ausentes os protagonistas Lanterna Verde e Superman. Esta edição já havia sido referenciada em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, contando a origem do Ciborgue, e em Mulher Maravilha no primeiro contato entre a heroína e o sorvete.

Resultado de imagem para new 52 earth 2 steppenwolfOs Novos 52: Terra 2 – A Coleta (lançado no Brasil em Universo DC #9)

Nesta versão que reconta a invasão de Apokolips, vemos o vilão Steppenwolf realizando um ataque à Terra-2 simultâneo ao da Terra-0, o qual foi liderado por Darkseid. Aparentemente, por decisão da produção do filme, não temos ainda o conceito de multiverso e o ataque à Terra foi liderado somente pelo Steppenwolf e não por Darkseid.

O Quarto Mundo

Este mega-crossover das personagens da DC apresenta o conceito dos Novos Deuses, que é a raça do invasor Steppenwolf. Apresenta também seu planeta de origem, Apokolips, seu chefe o Darkseid, o conceito das Caixas-Maternas e seus minions, os parademônios.

Resultado de imagem para wonder woman freedom spiritMulher Maravilha: O Espírito de Liberdade

Esta HQ é retratada visualmente no início do filme, quando vemos a super-heroína impedindo um assalto a um banco e antes, de pé sobre a estátua de Têmis.

!!! Atenção: aqui começam os spoilers !!!

O Retorno do Super-Homem

Resultado de imagem para superman flash

Após os eventos da Morte do Super-Homem, o universo DC fica desolado, sem o símbolo de esperança, e buscam criar novos super-homens até que Superman desperta, um pouco mais sombrio a princípio, mas não necessariamente um super-vilão.

Superman: Paz na Terra

Após Superman ser revivido pela Liga, ele retorna imediatamente para a fazenda onde nasceu e contemplando, com suas mãos, a plantação, o pôr do sol e a paz de seu lugar de criação. Visualmente lembra o início desta história que também já havia sido referenciada em Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, quando este deve enfrentar a justiça humana, e quando é adorado por estes também.

Superman: Corrida Contra o Flash

Tratado como uma piada dentro do filme, existe a menção da aposta entre Superman e Flash sobre quem é mais rápido, e a capa deste edição é homenageada em uma das cenas pós-créditos.

É claro, existem várias outras referências visuais. Quem mais reparou nos Velhos Deuses, o rei Atlan e o misterioso Lanterna Verde que aparece no flashback com as amazonas? Além, é claro, de Atlântida enquanto ainda vivia na superfície, todas as referências à origem do Aquaman e à origem do Flash e a suposta confirmação de que o próximo filme da Liga da Justiça trará às telonas a famosa Legião do Mal, o super-grupo de vilões liderados por Lex Luthor, criado nos desenhos dos Super-Amigos. Além, é claro, falando em Super-Amigos, a famosa Sala da Justiça, o primeiro grande quartel general da Liga, bastante retratado no desenho clássico.

O que acharam? Teve alguma referência que você perdeu? Teve alguma referência que a gente perdeu? Conta pra gente aí nos comentários!

 

(Atualizado em 18/11/2017)

Relacionados

[gs-fb-comments]