LIVROS SÉRIES E TV 

O que podemos esperar de uma série de Percy Jackson e os Heróis do Olimpo na Netflix?

Os livros de Rick Riordan tem uma legião bem grande de fãs que até hoje esperam por uma boa adaptação live-action de seus livros. Em 2010, chegou aos cinemas Percy Jackson e o Ladrão de Raios pela 20th Century FOX e foi um desastre. Desde então, os fãs esperam por uma chance de reboot e agora que a FOX veio a ser subsidiada pela Walt Disney, a discussão sobre um possível reboot voltou a tona.

Porém, como a série se estendeu bastante nos livros, acreditamos que poderia ser muito mais valoroso um seriado e não uma série de filmes, assim podendo adaptar todo o conteúdo fielmente. Ainda assim, sinto que talvez não seja uma boa escolha deixar nas mãos da Walt Disney, que pode deixar o filme parecido com como foi e, no caso de uma série, acreditamos que seria melhor no estilo da Netflix, principalmente porque, apesar da franquia ser protagonizada por crianças, os leitores todos já cresceram, daí algo mais como Stranger Things, que é protagonizado por crianças, mas com tom sombrio, pode vir a agradar mais.

Resultado de imagem para percy jackson art fury

É nessa linha de raciocínio que a Redação da Terra Nérdica começou a discutir como deveria ser uma boa série inspirada em Percy Jackson e os Heróis do Olimpo no tom infanto-sombrio de Stranger Things. A primeira temporada seria adaptação do primeiro livro – O Ladrão de Raios – logicamente e teria 8 episódios de quase 1 hora de duração:

Episódio 1 – Fury (Fúria)

Resultado de imagem para percy jackson minotaur art

O primeiro episódio seria desde o início do livro, quando o Percy Jackson sem querer transforma sua professora de matemática em pó no Museu de História Nacional, as três velhotas tricotando as meias da morte, o Grover Underwood aparecendo sem calças, a mãe do Percy sendo aparentemente morta pelo Minotauro e terminando com o Percy desmaiando na entrada do Acampamento Meio-Sangue após enfrentar o Minotauro.

Episódio 2 – The Hunt (A Caçada)

Resultado de imagem para percy jackson john rocco

O segundo episódio pode começar com o Percy sonhando com sua mãe e acordando no Acampamento no outro dia, tem a famosa cena do Você baba quando dorme. Percy é levado para o Chalé Hermes, depois participa do caça-bandeiras onde são atacados pelos cães infernas. Termina o episódio com todo mundo ajoelhando-se perante a ele, após o sinal do Tridente surgir sobre sua cabeça e o Sr. D sussurrando para o Quíron This is bad.

Episódio 3 – Pythia (Delfos)

Resultado de imagem para percy jackson art trident scene

O terceiro episódio começaria com o Percy mudando do Chalé Hermes para o Chalé Poseidon. Após Clarisse La Rue, a filha de Ares, descobrir que Percy é filho de Poseidon, faria com ele aquele bullyng quando ele se transforma no Senhor Supremo do Banheiro. Quíron chama Percy para questionar sobre o raio roubado, cujo Percy não faz ideia, e explica a situação. Percy é encaminhado ao Oráculo de Delfos que lhe dá a missão. O episódio terminaria com Percy, Annabeth Chase, filha de Atena e Grover, após destruírem um ônibus, chegando no Empório dos Anões de Jardim da Medusa.

Episódio 4 – Medusa

Resultado de imagem para percy jackson john rocco

O quarto começaria na cena da Medusa e terminaria no arco onde encontram a Chimera. Eu acho que aqui vale uma adaptação, onde a Chimera poderia não ser um Chiwawa e também não ter a Echidna. 

Episódio 5 – God of War (O Deus da Guerra)

Resultado de imagem para percy jackson john rocco

O quinto começaria de onde o quarto parou, onde o Percy, após fugir da Chimera, dá seu mergulho para a Morte. Após isto, os três se tornam fugitivos famosos e tem o encontro com Ares, o Deus da Guerra, que lhes paga um cheeseburger e lhes pede para que busquem seu escudo no parque abandonado, onde caem na emboscada do Hefesto

Episódio 6 – Lotus

O sexto iniciaria-se com Percy entregando, pau da vida, o escudo para o Ares e o deus dando a dica de como eles podem chegar a Las Vegas. Em Vegas, eles ficam no Lotus Hotel e perdem uns dias lá. De lá saem direto para Hollywood.

Episódio 7 – Inferno

Imagem relacionada

Chegando em Hollywood, Percy persuade o Caronte, que os leva para o Submundo. Annabeth adestra o Cérbero e os três quase morrem no Tártaro.

Resultado de imagem para percy jackson hades art

Termina o episódio com os três descobrindo, de certa forma, a verdade, e fugindo do Hades, o Rei do Submundo, prometendo buscar a mãe de Percy mais tarde.

Episódio 8 – The Lightning Thief (O Ladrão de Raios)

Resultado de imagem para percy jackson john rocco

Ao voltarem para a superfície, Percy trava sua luta épica contra Ares onde ele vence e é amaldiçoado pelo deus. Percy leva de volta o raio para o Olimpo, finalmente conhece seu pai, depois retorna para o Acampamento onde comemoram o 4 de Julho e termina com Percy caindo na emboscada de seu amigo Luke Castellan, o filho de Hermes, que o convida para esgrima, mas o deixa caído após invocar um besouro infernal e se teletransportar, revelando ser o verdadeiro Ladrão de Raios e cumprindo a profecia. Encerra-se a temporada com Percy moribundo estirado no chão do bosque.

Achamos que o indicado seria esta fórmula de 8 episódios por temporada, mas que a partir da terceira temporada poderia dobrar o número, levando a 16 episódios e adaptando, na mesma temporada, A Maldição do Titã e A Batalha do Labirinto, pois num período próximo de tempo. A quarta temporada também teria 16 episódios e adaptaria, em duas partes, O Último Olimpiano, pois é o maior dos livros, e encaixaria também as partes extras de Os Arquivos do Semideus. As temporadas em diante também seguiriam a regra de 16 episódios e adaptando dois livros por vez ao contrário da última.

Elenco

Agora, vamos ao elenco. Gostaríamos que, tal como Stranger Things, o seriado fosse protagonizado por crianças, até porque, no livro, os principais realmente são crianças.

Percy Jackson

Resultado de imagem para owen vaccaro o mistério do relógio na parede

Tivemos muitos candidatos ao filho de Poseidon com o passar dos anos, um recente foi o Asa Butterfield, que, quando mais novo, era nossa escolha dos sonhos para Nico di Angelo, filho de Hades. Porém, o jovem Asa já tem 19 anos e não se encaixa mais no perfeito. Pensei então no jovem Owen Vaccaro, de O Mistério do Relógio na Parede. O jovem já tem 13 anos e lembra muito fisicamente o Logan Lerman quando mais novo. Não se enganem pela aparência de muito novo, pois logo logo ele estará enorme. Antes mesmo das gravações provavelmente a criança já terá crescido mais, além de que, é claro, ele é até mais velho do que o Percy era no início do livro.

Annabeth Chase

Resultado de imagem para cameron seely christmas break-in

A filha de Atena é, nos livros, bem diferente do que fora retratada nos filmes. A jovem é loira, com cabelos despenteados, e tem olhos cinzentos, além de sardas. Encontrei Cameron Seely, uma jovem de 12 anos, que fez recentemente a filha de P. T. Barnum em O Rei do Show.

Grover Underwood

Resultado de imagem para jahi di'allo winston 2019

Uma das poucas boas mudanças dos livros para o filme foi, com certeza, o Grover, para gosto de muitos até. A mudança étnica – de ruivo para negro – do sátiro agradou bastante, porém, pecou na escolha de um ator muito velho para o papel, apesar de que, no livro, Grover tem 24 anos de idade, mas aparente 12. É complexo buscar um ator para ter um crescimento devagar, então busquei na faixa etária de 15 anos e encontrei o jovem Jahi Di’allo, protagonista de Everything Sucks.

Luke Castellan

O filho de Hermes está sendo difícil decidir. Amamos a escolha de Jake Abel para o personagem nos filmes, achamos ele, tal como Logan Lerman – que foge da idade, porém – as melhores escolhas, sendo que Jake Abel tinha a idade certa para o personagem, que tem 19 anos. Discutindo então, não conseguimos encontrar alguém que encaixe perfeitamente, uma sugestão minha foi Nicholas Hamilton, de 18 anos, mas que foi contrariado, pois Luke precisa passar um ar de confiança o bastante para ser quebrada depois. Outra sugestão da equipe foi Thomas Brodie-Sangster que, apesar da aparência jovem, tem 28 anos, mas se encaixa bem no perfil. Fica a critério do público para decidir então.

Clarisse La Rue

Resultado de imagem para Shannon Purser

Nos filmes, foi escolhida Leven Lambin que, apesar de bonita e talentosa, nada tem a ver com o perfil da filha de Ares que sempre foi descrita como uma garota de rosto largo e ombros largos também, em algumas ilustrações é até musculosa demais para alguém da sua idade. Optamos pela ideia dos traços largos, mas sem os músculos, que seriam um pouco irreais para uma adolescente. Procuramos pelo elenco já trabalhado pela Netflix e Joey King se encaixou na idade, 19 anos, porém, a jovem apresenta um perfil muito de personagem mais passiva, que não se encaixa com Clarisse. Minha sugestão foi Shannon Purser, de 21 anos, a Bárbara de Stranger Things que, apesar de termos visto-a fazendo somente o papel de um jovem passiva, é bem talentosa e sabe mostrar os dois lados, além de se encaixar no perfil físico da personagem. Outra sugestão da equipe foi Dafne Keen, de 15 anos, a jovem Laura de Logan, que sabe fazer uma personagem raivosa e agora, já crescida, está também apresentando traços largos.

Sr. D

Resultado de imagem para david cross

O deus Dionísio condenado a coordenador do Acampamento Meio-Sangue para muitos seria perfeito para Danny DeVito, e concordo também, mas vamos ser mais realistas. Stanley Tucci caiu também muito bem no papel em 2013, e para substituí-lo, acreditamos que cai bem no mesmo perfil de exigência o ator David Cross.

Zeus

Resultado de imagem para joel edgerton

O senhor do Olimpo exige um perfil majestoso, ao mesmo tempo atraente e também intimidador. Sean Bean caiu bem para o papel em 2010 e para substituí-lo achamos melhor Joel Edgerton, de Operação Red Sparrow.

Não encontramos alguém para o papel de Quíron, cogitamos Sam Worthington para Poseidon e Ben Mendelson para Hades, apesar de a melhor sugestão para Hades ser Alexandre Nero – risos – que inclusive, acho que encaixaria muito bem. Mas deixe nos comentários o que vocês acham. Em breve, preparemos um vídeo sobre o assunto!

Relacionados

[gs-fb-comments]