Roger Waters | Turnê Us + Them no Brasil e apoio ao #ELENÃO

O músico britânico Roger Waters chegou ao Brasil recentemente com a sua mais nova turnê “Us + Them” passando já por São Paulo, Brasília e Salvador. O ex-vocalista da banda psicodélica Pink Floyd não deixou a desejar em nada com um incrível show demonstrando totalmente seu posicionamento sobre a atual situação política no país. 

A turnê é cheia de críticas políticas, como é comum na carreira de Waters. No Brasil, ele incluiu crítica ao candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) e recebeu aplausos e vaias como resposta. Ele exibiu #elenão no telão e colocou o nome de Bolsonaro em uma lista de líderes mundiais classificados por Waters como neo-fascistas.

Em uma entrevista ao Fantástico, ele explicou o que aconteceu. “É interessante porque… duas coisas aconteceram. Durante a música ‘Eclipse’ eles colocaram a hashtag que desagradou a todos. Aquilo foi um erro. Era para ter aparecido mais tarde durante a música ‘Mother’, durante a parte ‘Mother should I trust the government?’ (mãe, devo confiar no governo?). Seria nessa parte que apareceria ‘Ele não’, aí faria sentido. Mas colocar no meio da ‘Eclipse’ foi um erro do meu time. Aquela parte da música era para aparecer pirâmides, lasers coloridos. Estávamos amando uns aos outros. No fim é o clímax depois da jornada longa que atravessamos”, comentou o músico.

Sobre as críticas que recebeu de seus fãs por ter se manifestado politicamente, Roger afirma, em tom desafiador, que eles estão errados e que não deveriam ir aos seus shows. E acrescentou “Se vocês, meus fãs, acharam que músicos devem apenas tocar suas músicas… É obviamente apenas errado. Não, não devemos. Nós temos responsabilidade como políticos e também como músicos. Eu acredito que todos os artistas, não interessa qual tipo de arte você faça, todos têm responsabilidades de usar a arte para expressar ideias políticas e criar demandas em favor dos direitos humanos para todos.”

A setlist ficou marcada com grandes clássicos da lendária banda como “Wish You Were Here”, “The Wall”, “Animals” e “Dark Side of The Moon”, além de músicas do álbum mais recente de Waters, “Is This the Life We Really Want?”.

Por aqui você ainda pode encontrar ingressos para os próximos shows que Roger ainda passará por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba nos próximos dias do mês de outubro.