SÉRIES E TV 

Sabrina | Entenda a origem e o tom da nova série da bruxinha

Resultado de imagem para salem tapete vermelho
Gato intérprete de Salém, na premiere de The Chilling Adventures of Sabrina.

Muitos – inclusive eu – ficaram bem empolgados com a notícia de que sairia uma nova série protagonizada por Sabrina Spellman, a Bruxinha Adolescente, até porque muitos, tal como eu, provavelmente acompanhavam fielmente o seriado clássico, especialmente a tarde, na TV Record, antes do programa da Eliana.

Resultado de imagem para riverdale
Riverdale, série de sucesso da Netflix.

O hype cresceu ainda mais com as fotos de divulgação, em especial do gato Salém, o gato mais querido das séries de TV até hoje, mas o trailer já deixou um tanto a questionar o tom da série – logo que a antiga era declaradamente uma sitcom de família. Com o lançamento na Netflix, houve inclusive uma enorme rejeição dos desinformados – e grande aceitação por parte de outros, não necessariamente bem informados. É trabalho então da Terra Nérdica ir atrás da informação – aqui tem informação!

Resultado de imagem para Afterlife With Archie
Afterlife With Archie, série de quadrinhos que inspirou o seriado Riverdale.

Comecei a ir atrás da origem da Sabrina e descobri que a personagem tem a mesma origem da série Riverdale – o que explica a produção ambientada no mesmo universo. Riverdale é um seriado da Netflix, de sucesso, inspirado nos personagens dos quadrinhos Afterlife With Archie, da Archie Horror, que apresentam personagens e contos sombrios ambientados na cidade Riverdale e é na edição #6 que apresenta esta versão sombria de Sabrina Spellman. Sabrina, no caso, foi criada em 1962, na revista Archie’s Mad House e ganhou sua própria série de quadrinhos em 1971, pela Archie Comics, chamada Sabrina The Teen-Age Witch. Ganhou filme para TV em 1996 onde apresentou uma versão bem romântica da personagem, que na verdade sempre foi escrachada, e com algumas mudanças gritantes na adaptação.

Resultado de imagem para Sabrina The Teenage Witch comics
Sabrina, the Teen-Age Witch, série de quadrinhos protagonizada por Sabrina Spellman.

No filme, Sabrina era uma personagem típica de filmes colegiais onde a adolescente vem de outra cidade para uma nova escola e tenta se adaptar a um universo já estabelecido com os colegiais mais populares, acabando por competir por atenção desde as sequências mais clichês como a competição de atletismo, uma festa americana e por fim: o Baile, é lógico. Com a diferença de que a personagem descobria seus poderes herdados por seus pais bruxos – diferente dos quadrinhos, onde somente seu pai era bruxo – e protegida por suas tias, que no filme mais parecem como madrinhas da menina, sem parentesco com tal – e aparentemente um casal também. Salém, o mascote da família, no filme era um bruxo que foi transformado num gato por quebrar a lei de relações entre bruxas e mortais, o que se torna a trama principal do filme por conta da paixão de Sabrina por um colegial – curiosamente interpretado pelo Ryan Reynolds – ele mesmo, o Deadpool! Harvey, aqui não era namorado de Sabrina, mais um amigo que amava e se dedicava a protagonista.

Resultado de imagem para Sabrina The Teenage Witch movie
Sabrina, Aprendiz de Feiticeira, filme de 1996 protagonizado por Melissa Joan Hart e Ryan Reynolds.

O filme acabou servindo para que contratassem a produção para um seriado de TV, mais próximo da ambientação dos quadrinhos originais. Agora, com um tom bem mais escrachado de comédia, Sabrina já não tenta mais ser a popular e nem tem assim tanta sorte na vida, ao contrário do que tinha no filme. As tias passaram a ser mais parecidas com a bruxinha e serem referidas mais como tias de sangue mesmo e não somente protetoras. A mãe de Sabrina voltou a ser mortal, Salém passou a ser um gato que foi condenado por tentar dominar o mundo e Harvey deixou de ser um bobalhão para se tornar um flerte mais desejável. A série fez tanto sucesso que rendeu 7 temporadas, mais dois filmes e um desenho animado.

Imagem relacionada
Sabrina, Aprendiz de Feiticeira, seriado de TV protagonizado por Melissa Joan Hart que durou 7 temporadas.

15 anos depois, a personagem finalmente retorna a TV, mas numa roupagem nova, inspirada em sua nova versão, reformulada pela Archie Horror, em The Chilling Adventures of Sabrina. Aqui, tira o tom de comédia e aventura do universo de Riverdale e traz mais perto para o dark e gore. A nova versão serviu para trazer de volta a personagem a popularidade, especialmente graças a Riverdale, tal como eu disse, inspirado na série de quadrinhos que também tem participação da Sabrina, e com o sucesso do seriado da Netflix, logicamente que os produtores resolveram aproveitar para trazer para a rede esta nova versão da personagem, que voltou a vender bastante nas bancas americanas.

Resultado de imagem para Sabrina animated
Sabrina, a série animada.

Nesta nova versão, tem algumas diferenças gritantes e que levantaram polêmicas. Além de ser mais dark e gore e flertar com as lendas de bruxaria e satanismo, Sabrina agora vive, além de suas tias Hilda e Zelda e o gato Salém – que por acaso, agora para uma opção mais realista, não fala mais – com seu primo Ambrose, o qual adotou todo o sarcasmo do gato Salém. A trama, tem um começo parecido com a original, que começa no décimo sexto aniversário de Sabrina levando-a ao dilema de escolher entre aceitar seu destino de se tornar uma bruxa ou seguir uma vida mortal com seu namorado, Harvey, tal como foi a escolha de seu pai com sua mãe.

Resultado de imagem para Sabrina netflix
Kiernan Shepman é a segunda atriz americana a encarnar Sabrina nas telas.

Eu ainda não assisti o novo seriado, mas vejo opiniões divididas – no caso, os que não gostaram, foi só por conta da mudança de tom ou por rejeição ao tema de bruxaria e satanismo recorrente da série. Mas por conta dessa polêmica toda, resolvi pesquisar a origem da personagem e o por quê da mudança, para juntar neste artigo em tom mais explicativo mesmo. Em breve, postaremos aqui no site a crítica da nova série, fique ligado.

The Chilling Adventures of Sabrina já está disponível na Netflix.

Relacionados