FILMES MANGÁS E HQS SÉRIES E TV 

The Flash | Conheça a verdadeira história do Flashpoint e como a CW poderia ter adaptado

The Flash e o termo Flashpoint voltaram em alta recentemente por conta do seriado da emissora CW, após o término da segunda temporada onde o público viu claramente a deixa para a adaptação do arco que serviu de reboot para os quadrinhos da DC Comics em 2011.

36c5a94f54e6d4cdf5f25108928cdcb7--flash-point-the-flashPorém, ao chegar da terceira temporada, vimos como não foi o esperado – você pode ler a crítica do seriado The Flash aqui. Porém, neste último fim de semana, no Hall H da San Diego Comic Con 2017, foi anunciado que o filme solo do Flash adaptaria o arco – você pode ler todos os anúncios da DC Filmes no Hall H aqui. O que já era esperado, logo que, Jeffrey Dean Morgan – o Comediante de Watchmen e Negan do The Walking Dead – e Lauren Cohan – a Maggie, também de The Walking Dead – interpretaram o casal Martha Kane e Dr. Thomas Wayne na introdução de Batman vs Superman: A Origem da Justiça, e a Warner Bros. Pictures não chamaria atores de renome para aparecerem somente por alguns minutos.

20374394_1403176266430242_2833966759367541776_nLogo após este anúncio, Jeffrey Dean Morgan publicou em seu instagram uma ilustração com ele e Lauren Cohan no corpo de Batman e Coringa tal como são apresentados no arco dos quadrinhos e com isso, ficamos felizes ao perceber como que o filme pode muito bem adaptar a saga sem os problemas que foram apresentados em sua adaptação no seriado, por exemplo. Lembramos que, muitas limitações cercam o seriado, é claro, a emissora CW não tem direitos sobre muitos personagens, porém, com todos os personagens que haviam sido apresentados no Arrowverso, dava pra ter aproveitado e criar um universo caótico muito melhor do que o que fora apresentado na temporada sim. Inclusive, episódios como Invasion do seriado Arrow e Doomsworld do seriado Legends of Tomorrow foram muito mais semelhantes ao caos retradado no arco Flashpoint dos quadrinhos da DC, o que prova que sim, dava pra ter feito uma boa adaptação e foram os showrunners do seriado The Flash que não entenderam o arco e o usaram como desculpa para uma trama piegas.

Professor_Zoom_and_The_Rogues_Justice_League_The_Flashpoint_ParadoxMas tá, falei, falei e falei, e agora, como seria o Flashpoint do Arrowverso? Bom, pra começar, vamos recaptular pro leitor aqui como que ocorreu o Flashpoint nos quadrinhos. Caso você não queria ou não possa ler o arco dos quadrinhos, recomenda-se a adaptação em animação Liga da Justiça: Ponto de Ignição – que retrata para a tela muito bem adaptado, com algumas mudanças como o prelúdio. O prelúdio, na animação, mostra a Liga da Justiça ajudando o Flash a enfrentar sua Galeria de Vilões, enquanto que nos quadrinhos, tudo começa quando o Flash descobre que Eobard Thawne, o Flash-Reverso, foi o responsável pela morte de sua mãe. Numa trama que apresenta um Flash de outro mundo e reapresenta ao leitor o conceito de multiverso que voltou a ser presente desde então, a Família Flash – composta pelo Flash Jay Garrick, o Flash Barry Allen, o Flash Wally West e o Kid Flash Bart Allen – descobrem uma criança que aparentemente veio do futuro e causa uma distorção temporal, esta criança era o próprio Eobard Thawne.

BatmanjokerflashpointPara resolver o problema, Barry Allen põe na sua cabeça que se ele não se tornasse o Flash, o Flash-Reverso nunca viria a existir, e se sua mãe estivesse viva, ele nunca se tornaria o Flash, e assim ele retorna no tempo para impedir que o Flash-Reverso a mate e então Barry Allen cresce como um adulto e nunca se torna o herói velocista. Porém, esta não foi a única mudança causada por ele. Numa espécie de tempomoto, que faz mais sentido se você parar para pensar que o ocorrido assassinato a mãe do Barry foi por volta dos anos 70, segundo a cronologia da Era Moderna dos Quadrinhos, e nos anos 2000, segundo a nova cronologia instaurada após a remodelação temporal, ou seja, eventos como a morte dos pais do Bruce Wayne e a chegada do Superman na Terra, que antes, haviam acontecido por volta dos anos 50 ou 60 na cronologia da Era Moderna, passaram a ocorrer possivelmente nos anos 80 ou 90 na nova cronologia, ou seja, após os eventos que Barry alterou, logo, ele foi responsável por uma mudança maior que a que ele pretendia – isto na série não seria possível, então ficamos com a desculpa piegas do Paradoxo, que por incrível que pareça, no seriado foi muito mais caótico do que o Mundo do Flashpoint e nada justifica ele ter voltado no tempo de novo.

4774463f33616f2584696017fabc686eNo seriado, o Mundo do Flashpoint, apesar de não ter muita lógica, era sim muito melhor do que o universo em que a mãe de Barry estava morta e a justificativa para o retorno foi a iminente morte do Kid Flash Wally West – nos quadrinhos, a iminente morte do Kid Flash Bart Allen é um dos motivos que fazem Barry voltar no tempo e causar o Flashpoint e não o Paradoxo. Mas, sentimos muita falta de situações apresentadas no arco dos quadrinhos que, apesar de ter iniciado-se como uma saga do Flash, tornou-se uma saga da Liga da Justiça afinal, e a desculpa perfeita para um reboot. Neste universo, o jovem Bruce Wayne havia morrido na noite em que seus pais foram abordados por Joe Chill, e em seu lugar, Dr. Thomas Wayne se tornou o Batman e Martha Kane-Wayne se tornou o Coringa; Superman nunca caiu em Smallville, mas em Metropolis e foi capturado e nunca viu a luz do sol; sem a inspiração do Superman, Aquaman e Mulher-Maravilha nunca se tornaram heróis, mas, com ambições egoístas, guerreavam por posse do continente da Europa; Hal Jordan nunca ganhou o anel de Abin Sur e nunca se tornou um Lanterna Verde, Ciborgue era um soldado americano e o Capitão Átomo estava para ser usado como uma bomba atômica pelos atlantes. Personagens coadjuvantes como, Iris West que neste no universo nunca se casou com Barry Allen, Lois Lane é uma repórter investigativa e membro da Resistência junto com o Coronel Steve Trevor, Leonard Snart que não se tornou o vilão Capitão Frio, mas o herói Cidadão Frio, e assim vai.

E como a CW poderia ter adaptado este arco sem os personagens apresentados? Bom, já vimos a CW adaptar muitos arcos dos quadrinhos nos quais não pertencem aos personagens e ajustarem aos personagens apresentados, é o caso do Arqueiro Verde sempre presente nas histórias que até então aconteciam com o Batman. A começar por aí, podemos reescrever a adaptação em The Flash em, talvez quatro episódios, um crossover, que tal?

The Flash: Flashpoint

the-flash-9Barry Allen acorda sem poderes – tal como no arco, mas diferente do seriado – e segue para seu trabalho no Departamento de Polícia de Central City onde ocorre a notícia de que o Cidadão Frio e o Onda Térmica – no arco, ele enfrenta o Capitão Bumerangue – estariam brigando em frente ao Museu da STAR Labs – no arco, era o Museu de Central City. Barry comenta que Pode ser uma disputa de liderança da Galeria de Vilões e os policiais não entendem do que se trata, nem mesmo seu chefe Joe West – não existe nos quadrinhos, mas é um ótimo acréscimo da série. Barry se prepara para correr a fim de deter a briga e tropeça, percebendo então que não tem mais sua velocidade. Iris West entra na o Departamento, mas ela não o reconhece nem mesmo como amigo, e vai direto ao encontro de Eddard Thawne – não existe nos quadrinhos, mas é um bom acréscimo da série – cujo ambos tem um filho. Barry percebe a estranheza e vai para a casa onde encontram seu pai Henry e Nora Allen – o pai de Barry não aparece no arco, mas é uma boa mudança na série – vivos e juntos e então se lembra do que aconteceu. Barry se pergunta se a mudança foi para todos os seus conhecidos também.

Arrow-Ray-Palmer-Atom-Suit-Brandon-RouthCorta para o Arqueiro Verde perseguindo a Peão a fim de respostas sobre o paradeiro do Trapaceiro – no arco, seria o Batman perseguindo a Ioiô, atrás do Coringa – e quase a mata, mas esta é salva pelo Átomo, – seria o Ciborgue – que é um soldado americano que usa sua armadura hightech para servir a ARGUS. O Átomo convida o Arqueiro Verde a fazer parte da Resistência composta por outros personagens conhecidos, incluindo o Cidadão Frio e este o ignora. Barry vai atrás de Oliver Queen  para descobrir o que mais mudou e obter ajuda para reconquistar seus poderes, pois ele precisa impedir o que está acontecendo ao mundo – uma guerra por posse da Europa sendo travada entre o exército de seguidores da Supergirl e o exército de seguidores do Gavião Negro – no arco, a guerra acontece entre a Mulher Maravilha e o Aquaman. Barry invade o esconderijo do Arqueiro Verde e é recebido de forma hostil, pois o Arqueiro Verde é na verdade Robert Queen e não Oliver, que morreu no barco. Barry o desmonta contando o que aconteceu e este passa a acreditar com relutância e o convence a ajudá-lo a recuperar seus poderes. Barry o leva até a Star Labs para provar que é o Flash, revelando seu uniforme, e no lugar, encontra o uniforme do Flash-Reverso – no arco, tudo isto acontece na Batcaverna. Robert comenta Não era o que esperava? e Barry percebe que todo este caos pode ter sido tramado por Eobard Thawne.

Arrow: Flashpoint.

Moira season 2O prelúdio retorna ao Queen’s Gambit, onde pegam a tempestade e naufragam, Oliver morre e Robert sobrevive tornando-se o Arqueiro Verde. Ao retornar para casa, descobre que Moira Queen ao receber a notícia da morte do marido e do filho, enlouqueceu e tornou-se o vilão Trapaceiro. De volta ao presente na Star Labs, Robert Queen ajuda Barry a preparar o dispositivo que recuperaria seus poderes. Ao cair do trovão, frascos com elementos químicos se quebrariam com o choque e o tornariam novamente o Flash. Porém, não dá certo e Barry entra em chamas, sendo salvo por Robert.

4542816-5197104536-41973Em Flashback, vemos a nave que trouxe o Superman caindo em National City – seria em Metropolis. O bebê é capturado e estudado pela ARGUS e nunca viu a luz do sol. Anos após, a nave que traz a Supergirl cai próximo a Nanda Parbat, a bebê é acolhida pela Liga dos Assassinos e treinada para liderá-los. Na presente Star Labs, o Barry ferido insiste em refazerem a experiência. Enquanto a faziam, são atacados por Onda Térmica, Vibro e Nevasca, que trabalham pro Gavião Negro e dominam o museu Star Labs e Barry, agora transformado no Flash e regenerado, salva o Arqueiro Verde e os detém. Barry toma para si o uniforme do Flash-Reverso e recupera sua cor escarlate. Diz que, se a Supergirl é inimiga deles, eles precisam do salvador. Percebe que, se Supergirl existe neste universo, Superman também deveria. Barry pergunta se existe algum dado de uma nave que tenha caído em National City anos atrás e Robert diz que sim, e que se a nave trouxe alguém, está sob o domínio da ARGUS e que conhece alguém que pode ajudar.

Carter_Hall_Falk_Hentschel_and_Kendra_Saunders_Ciarra_ReneeEm Flashback, vemos o casal Carter Hall e Kendra Saunders, o Gavião Negro e a Mulher-Gavião – seria Aquaman e Mera, sendo tratado como reis, com uma legião de seguidores. Supergirl e a Liga dos Assassinos prometem defendê-los, e para selar o pacto, sem que Kendra saiba, Supergirl e o Gavião Negro dormem juntos. Kendra fica sabendo e confronta Supergirl que a mata e toma sua coroa, assim começando a guerra. De volta ao presente, Robert entra em contato com Ray Palmer dizendo que fará parte da missão, mas que precisa da ajuda dele para invadir as instalações da ARGUS. Ao fazerem, encontram um Superman debilitado e fraco, Este é o herói que iria salvar a nação? questiona Robert para Barry em tom irônico. São detidos pelos guardas da ARGUS enquanto retiravam Superman dali, que ao entrar em contato com o sol, desperta seus poderes e os salva, matando os guardas. Ao perceber o que fez, se retira para longe. Lá se vai nossa arma secreta, comenta Barry.

Legends of Tomorrow: Flashpoint

cabaae0bce72a3f08c6e8919e7f3a362--flash-tv-the-flashRay Palmer descobre informações de que o Gavião Negro pretende usar o Nuclear como uma bomba – no arco, Aquaman pretende usar o Capitão Átomo como bomba – para atacar Supergirl e estes tentam impedi-los travando sua guerra enquanto enviam Leonard Snart para salvar o Nuclear – quem tenta salvar o Capitão Átomo é o próprio Vulko, traindo o Aquaman. Todos os personagens se reúnem, para uma batalha final, cada um seu bloco. Arqueiro Verde, Flash, Cidadão Frio e Átomo com a Resistência; Canário Branco, Speedy, Malcom Merlyn e Nyssa Al Ghul com a Supergirl e a Liga dos Assassinos; Vibro, Nevasca e Onda Térmica com os seguidores do Gavião Negro.

Durante momentos finais da batalha, Flash é pego de surpresa pelo Flash-Reverso e os dois travam uma batalha. É neste momento que Thawne revela para ele que ele não precisou fazer nada, que o próprio Barry Allen causou tudo isto quando – de maneira egoísta, tentou salvar sua mãe – E eu sou o vilão? Flash é salvo pelo Arqueiro Verde que mata o Flash-Reverso pelas costas. Superman mata o Gavião Negro e Supergirl o vê o reconhecendo, fazendo a batalha terminar. Em seus últimos suspiros de vida, Gavião Negro manda seus seguidores ativarem a bomba Nuclear, e destrói o mundo. Antes que o mundo se acabe de vez, Flash corre para retornar no tempo de novo e impedir que ele mesmo salve sua mãe, assim restaurando a linha do tempo, mas provocando paradoxos que vão determinar os problemas da temporada, como a junção do universo da Supergirl ao Arrowverso.

Não seria muito melhor? Deixe aí nos comentários o que você acha, e compartilhe para discutir com seus amigos e enquanto isto, ansiamos pelo filme.

Relacionados

Comments are closed.