NOSTALGIA 

Top 7 | Melhores professores da ficção

Seguindo no clima de preparação para a volta as aulas, separamos uma lista dos 7 melhores professores da Cultura Pop!

Walter White – Breaking Bad

Em Breaking Bad nós acompanhamos a ascensão de Walter White, de professor de Química do ensino médio para o topo do império do tráfico de metanfetamina dos EUA. Enquanto professor, mesmo que desmotivado pelo salário baixo que o obriga a trabalhar num lava-jato após o expediente para complementar a renda familiar, Water White se esforça para trazer uma boa aula para seus alunos (ainda que estes não sejam merecedores do esforço), como nós podemos ver nessa cena, e por isso ele ganhou um lugar na nessa lista! 

 

Professor Xavier – X-men

Movido por sua crença de que mutantes e não mutantes poderiam conviver pacificamente, Charles Xavier cria o Instituto Xavier para jovens superdotados, em que ele ensina seus ideais para jovens mutantes, instruindo seus alunos a lutar por seus direitos em um mundo que não os entende.

A gente pode aprender muito com esse Professor Xavier.

Seu Madruga – Chaves

Isso mesmo! Autor de grandes frases, como: “A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena” e “O trabalho não é ruim. Ruim é ter de trabalhar!”, o Seu Madruga mostrou ter o que é preciso para estar nessa lista ao fazer a única coisa que o Professor Girafales jamais foi capaz:
Controlar aquela turma!

Mr. Anderson (não é o de Matrix) – As vantagens de ser invisível


Acho que de todos os personagens que foram e que serão citados nessa lista, este é mais simples. E eu não digo isso de forma pejorativa, de forma alguma! Na verdade, acredito que essa seja a maior qualidade do Senhor Anderson, o professor do Charlie, no excelente “As vantagens de ser invisível”. É através de pequenas atitudes simples que ele consegue se aproximar de seu aluno mais tímido, e construir uma das relações mais sinceras entre aluno e professor já vistas na ficção, ao ponto de, ao ser questionado por Charlie sobre porquê “pessoas legais escolhem gente má para namorar?”, nós brindar com essa que é uma das frases mais lindas do cinema na última década.

Sério, Shame on you, se você não viu “As vantagens de ser invisível” ainda!

 

 

John Keating – Sociedade dos poetas mortos

“Não importa o que as pessoas digam a você, palavras e ideias PODEM mudar o mundo!”
“Não lemos e escrevemos poesia porque é bonitinho. Lemos e escrevemos poesia porque somos membros da raça humana e a raça humana está repleta de paixão. E medicina, advocacia, administração e engenharia, são objetivos nobres e necessários para manter-se vivo. Mas a poesia, beleza, romance, amor… é para isso que vivemos.”
“Garotos, vocês devem se esforçar para encontrar suas próprias vozes. Porque quanto mais vocês esperarem para começar, menos provável que vocês possam encontrá-la. Thoreau disse: “A maioria dos homens leva uma vida de desespero silencioso”. Não se rebaixem a isso. Libertem-se!”
Estes são apenas alguns dos ensinamentos do personagem vivido por Robin Willians em “Sociedade dos poetas mortos“, e acho que eles ilustram bem o porquê de ele estar nessa lista.

Remo Lupin – Harry Potter

  Tendo sua primeira aparição em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Remo Lupin entra na lista e se destaca dentre todos os demais professores de Hogwarts por reunir várias das habilidades que acredito serem importantes em professor. Comunicabilidade, criatividade e disposição para sempre abordar novas maneiras de motivar seus alunos. De fato, o impacto de Lupin como professor é tão grande, que ao ter que ensinar seus colegas no quinto livro da série, Harry se mira no exemplo dele para planejar suas aulas.
Foi o melhor professor de Defesa contra as artes das trevas, falo com tranquilidade!

Menções Honrosas

Ted Mosby – How i met your Mother

 

 

Merlí Bergeron – Merli

 

Dewey Finn – Escola de Rock

 

Relacionados

Leave a Comment