SÉRIES E TV TN INDICA 

VALE A PENA VER | MERLÍ

por: Isadora Gomes

Vale a pena ver e filosofar, de uma maneira não muito convencional, com o professor Merlí e seus alunos nessa série que é um achado no catálogo da Netflix.

A série conta a história de um professor de filosofia, Merlí Bergeron (Francesc Orella), que, usando alguns métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensar livremente, dividindo as opiniões de alunos, professores e famílias.

Cada episódio de Merlí leva o nome de um filósofo ou uma escola filosófica, contudo, os temas não são aprofundados a nível acadêmico, mas mostram os impactos dos assuntos no dia-a-dia dos alunos, mostra a relação de o que vivem com o que aprendem, demonstrando que o aprendizado ultrapassa as paredes das salas de aulas.

Merlí é uma série que provoca, critica o sistema de ensino arcaico, mostra que aprender de um jeito lúdico pode ser mais eficiente, e fere as entranhas das relações de poder, demonstrando que, muitas vezes, a relação professor-aluno não precisa ser uma relação de poder, mas sim de amizade. Tudo isso com uma excelente dose de comédia e ironia, com uma pitada de drama e atuações bem temperadas.

A série é produzida pelo canal TV3 na Catalunha e distribuída no mundo pela Netflix, a série estreou em 2015 e está na terceira temporada. Que tal fugir um pouco das séries americans/inglesas e estudar um pouco de espanhol e filosofia com Merlí?

Relacionados