FILMES NOSTALGIA 

Vamos lembrar de E.T. – O Extraterrestre

Dirigido por Steven Spielberg
Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore, Dee Wallace, Peter Coyote e Robert MacNaughton
É considerado um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema, sendo o segundo filme a ultrapassar a marca 700 milhões de dólares depois de Star Wars. Foi a maior bilheteria da história do cinema (sem correção da inflação) por onze anos até ser derrubado por Jurassic Park (outro filme de Spielberg) em 1993. Atualmente ocupa a 34º entre os mais bem sucedidos.
Um alienígena perdido na Terra faz amizade com um garoto chamado Elliott de dez anos, que o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia pelo serviço secreto americano. O menino ajuda o ET a regressar ao seu planeta.

No Brasil, “E.T.” estreou atrasado no dia 25 de Dezembro de 1982.
A face do “E.T.” foi elaborada tendo como molde as faces do poeta Carl Sandburg e do cientista Albert Einstein.
O comunicador utilizado pelo “E.T.” no filme realmente funcionava e foi construído por Henry Feinberg, um especialista em ciência e tecnologia.
Durante os testes para a escolha do protagonista de E.T., o Extra-terrestre, Henry Thomas imaginou que seu cachorro tinha morrido e utilizou esta ideia em sua audição para o papel, para transmitir o sentimento de tristeza. Steven Spielberg gostou tanto que terminou chorando durante a audição, e o escolheu para protagonizar o filme.
O ator Harrison Ford fez uma pequena ponta, como o diretor da escola de “Elliot”; no entanto, na edição final do filme, Spielberg decidiu cortar todas as cenas em que ele aparecia, por achar que o personagem era dispensável e servia apenas para distrair o público da história principal.
Quando foi lançada nos Estados Unidos da América, a versão em VHS de E.T., o Extra-terrestre, a fita veio numa capa verde, exatamente para diferenciar as cópias originais das piratas.


Na cena do Halloween, pode-se ver uma criança vestida como Yoda, personagem da série Star Wars e que tinha aparecido pela primeira vez em O Império Contra-Ataca (1980).
Anos após o relançamento do filme, Steven Spielberg estava pensando fazer a sequência do E.T. o extraterrestre passados 20 anos após o acontecimento, e estava pensando escalar novamente o mesmo elenco do filme original.
No começo do filme, o irmão de Elliot e seus amigos jogam o RPG Dungeons and Dragons, que havia se tornado fenômeno mundial na época.
Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma conta com uma participação especialíssima: o E.T., do filme E.T. – O Extraterrestre. Na verdade, três seres da mesma raça aparecem na cena da convenção realizada na Federação Comercial.
Em 1982 foi lançado um jogo para Atari 2600 sobre o filme feito em apenas 5 semanas. O game foi um total fracasso com quase 5 mihões de cópias encalhadas e é lembrado até hoje como o pior jogo eletrônico de todos os tempos.

Oscar 1983 (Estados Unidos)

  • Vencedor nas categorias de melhor trilha sonora, melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros e melhor som.
  • Indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original, melhor fotografia e melhor edição.

Globo de Ouro 1983 (Estados Unidos)

  • Vencedor nas categorias de melhor filme – drama e melhor trilha sonora.
  • Indicado nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro e melhor revelação masculina (Henry Thomas).

Grammy 1983 (Estados Unidos)

  • Vencedor na categoria de melhor trilha sonora composta para um filme.

Curiosidades:

Em uma das edições de Turma da Mônica tem a história “Uma Estrela do Outro Mundo” onde mostra um estúdio de cinema com vários pôster de filmes entre eles: E.T. Valdo, uma paródia do E.T.
Em Combo Rangers existe um personagem chamado “Pum” que é idêntico ao E.T., inclusive em um episódio onde General Monte e Pum fazem a cena da bicicleta sobre a lua.
Em um dos episódios de Eu, a Patroa e as Crianças Kady ganha um boneco do E.T. de sua irmã Claire. Inclusive no final do episódio Kady e o boneco do E.T. fazem a mesma cena da bicicleta.
A personagem Amy do jogo Grand Chase, na sua última classe, tem um ataque especial inspirado na famosa cena da bicicleta
No episódio Um Filme Em Falso da Mansão Foster Para Amigos Imaginários Foster’s Home for Imaginary Friends, durante a cena do filme, Mac aparecer voando numa bicicleta com Bloo.
Em um episódio de as The Grim Adventures of Billy and Mandy, Puro osso, Billy e Iwin voam em uma bicicleta e citam o filme do E.T.

A trilha sonora foi algo tão espetacular, alias como todas as trilhas de John Williams são sempre marcantes, essa com toda certeza entrou para um grupo de seleto de trilhas que quando você escuta, já vem o filme na sua cabeça.

Obs; a trilha do E.t. é o meu despertador.

 

Relacionados

[gs-fb-comments]