NOSTALGIA SÉRIES E TV SÉRIES E TV 

Vamos lembrar de Popeye

Popeye come “espinafre” e fica forte, será que era espinafre mesmo?

Criado por Elzie Crisler Segar em 17 de janeiro de 1929, na tira de jornal Thimble Theatre, em 1933, foi adaptado em uma série de curta-metragens de animação pela Fleischer Studios e posteriormente pelo Famous Studios para Paramount Pictures que durou até 1957. Estes curtas são agora propriedade da Turner Entertainment, uma subsidiária da Time Warner, e são distribuídos pela sua empresa irmã, a Warner Bros. Entertainment.
Ao longo dos anos, Popeye também apareceu em revistas quadrinhos, desenhos para animados da televisão, videogames, e um filme live-action de 1980 dirigido por Robert Altman, estrelado pelo comediante Robin Williams como Popeye.

Popeye é um marinheiro carismático que está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito, das garras de seu eterno inimigo, Brutus.
Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio. O personagem estreou em 1929 na tira Thimble Theatre.
O marinheiro Popeye tem como suas principais características, seu uniforme de marinheiro (que era de cor escura na década de 1930, mudando mais tarde para branco no final dos anos 40, e durante os anos 50 e anos 60, como são os uniformes da Marinha); possui duas tatuagens de âncoras nos dois braços, e está sempre com um cachimbo feito de sabugo de milho, por causa disso ele só fala com um dos cantos da boca, enquanto segura o cachimbo com o outro canto do outro lado do nariz. Tem a cara meio deformada, sempre com um olho fechado, e um protuberante queixo partido ao meio. Em suas primeiras aparições não era careca, possuía vários fios de cabelo despenteados em baixo do quepe de marinheiro, que com as mudanças no design do personagem durante os anos, foram sendo reduzidos para apenas três ou dois fios.
Diferente do que muitos pensam, o personagem não apresenta uma idade tão avançada, mas tem apenas um “rosto deformado”, pois ele nunca foi mostrado em seus desenhos tendo a idade de um homem velho. Em um curta-metragem de 1953 chamado “Popeye, the Ace of Space”, é revelado que o personagem tem na verdade 40 anos; em Popeye o Filme de 1980 (que traz Robin Williams no papel principal), o marinheiro é descrito com cerca de 30 anos. Curiosamente no site oficial popeye.com, as idades dos personagens são descritas desta forma: Popeye tem 34 anos, Olívia tem 29, e Brutus 36.
Por causa de sua superforça, Popeye é descrito como um precursor dos super-heróis que dominariam o mercado americano de quadrinhos

 

[kad_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=9Wtclr8OWEs” width=640 height=360 ]

 

A dublagem mais conhecida dos desenhos do Popeye no Brasil foi feita nos estúdios da Herbert Richers. Mas a Herbert Richers não dublou os episódios em ordem cronológica, dublou primeiro os desenhos feitos para televisão, que são os episódios dos anos 60 produzidos por Al Brodax e Gene Deitch em parceria com a King Features Syndicate TV, um tempo depois os dos anos 70 produzidos pela Hanna Barbera, e só em 1996 dublou os desenhos originais de cinema dos anos 30, 40 e 50 produzidos pelos Fleischer Studios e pela Paramount. Alguns dubladores tiveram que ser substituídos na dublagem de 1996 (O único dublador que continuou em 96 foi Orlando Drummond), por exemplo os dois dubladores do Brutus: Mílton Luiz (1ª voz) André Luís Chapéu (2ª voz) foram substituídos por Paulo Flores, e os dubladores do Dudu Sílvio Navas e Carlos Marques, que foram substituídos por Mauro Ramos. A Olívia teve várias dubladoras. A primeira e mais conhecida era Terezinha Moreira, em 1966. A personagem foi assumida depois por Maralisi Tartarine nas séries da Hanna Barbera (apesar de Terezinha ter dublado alguns dos episódios iniciais da Hanna Barbera). Tempos depois a voz ficou a cargo de Míriam Ficher em Popeye and Son, e depois foi assumida por Lina Rossana nos episódios dos anos 30, 40 e 50 dublados em 1996.

Relacionados

Comments are closed.